A Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) participou, na última quarta-feira (7), da cerimônia de entrega do projeto de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, em Antonina. O projeto foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e marca um passo importante na preservação de um dos principais símbolos históricos do litoral paranaense.
Durante o evento, o Iphan formalizou a entrega do projeto à comunidade paroquial e do município e abriu diálogo sobre estratégias para captação de recursos para o início das obras. O projeto foi contratado com recursos de emenda parlamentar no fim do ano de 2022.
A Igreja Matriz integra o conjunto do Centro Histórico de Antonina, tombado como patrimônio nacional pelo Iphan em 2012. Para o arquiteto da CPC, Wiland Bornia, a restauração é essencial: “A Igreja de Nossa Senhora do Pilar é um bem de grande relevância para o patrimônio cultural do Paraná”. Agora, com a entrega do projeto, o processo segue para a captação de recursos por parte da paróquia.
A secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, também destacou a relevância do projeto para a preservação da memória paranaense: “A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar é um patrimônio afetivo e histórico para todos os paranaenses. A parceria entre Estado, município, Iphan e comunidade é fundamental para garantir que este símbolo da nossa cultura continue preservado para as futuras gerações”.
“Estamos fazendo a entrega formal do projeto para a paróquia e discutindo alternativas de financiamento para viabilizar a obra”, afirmou a superintendente do Iphan no Paraná, Fabiana Moro Martins.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar — Com mais de três séculos de história, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar é uma das edificações religiosas mais antigas do Paraná e marco inicial da colonização da antiga Freguesia de Nossa Senhora do Pilar. A capela-mor foi inaugurada em 1715, e a estrutura passou por diversas ampliações ao longo do tempo. O edifício foi tombado como bem cultural do Estado em 8 de novembro de 1999, e desde 2012 está incluído no tombamento do Centro Histórico de Antonina realizado pelo Iphan.
Coordenação do Patrimônio Cultural (CPC) — A CPC é o setor da Secretaria de Estado da Cultura responsável pelas políticas de preservação do patrimônio cultural material e imaterial do Paraná, atuando sobre bens históricos, artísticos, arquitetônicos, arqueológicos, etnográficos, paisagísticos, assim como sobre saberes e fazeres tradicionais.
A cerimônia contou ainda com a presença da Prefeita de Antonina, Rozane Osaki, de representantes da Diocese de Paranaguá, da comunidade, e de técnicos da superintendência do Iphan no Estado.