O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, lançou nesta quarta-feira (31) no Teatro Zé Maria, em Curitiba, o programa Trilhando pelo Paraná, iniciativa em parceria com o governo federal. O programa promoverá a circulação de espetáculos circenses voltados para o público de 100 municípios de todo o Estado. O cronograma com as cidades será divulgado em breve.
Dez companhias que atuam nas artes circenses foram selecionadas pelo edital e a partir do mês de agosto levarão a alegria e a fantasia do circo gratuitamente para as famílias, fomentando a circulação de bens culturais e reforçando a importância das artes circenses para o desenvolvimento da confiança, da escuta, do conhecimento de si e do outro e da superação de limites.
A iniciativa atende aos objetivos de democratização e descentralização da cultura descritos no Plano Estadual de Cultura pactuado pela atual gestão. O lançamento contou com a participação da primeira-dama do Estado e presidente do Conselho de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, da secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira Ferreira, prefeitos e gestores de cultura de municípios com menos de 5 mil habitantes que receberão o programa.
A secretária da Cultura lembrou que a experiência do circo passa de geração em geração e conclamou os gestores municipais ao envolvimento para receber e divulgar o projeto em suas localidades. “Abraçamos a missão de proporcionar aos municípios do Paraná atrações culturais que levam entretenimento e educação por meio da arte para crianças, jovens e adultos. Para citar os mais recentes: Cinema na Praça e Crianças no Teatro, dois projetos de extremo êxito e dos quais muito nos orgulhamos”, disse Luciana.
O circo contribui para uma educação mais lúdica, gerando sujeitos mais críticos, propositivos, criativos, sensíveis e expressivos. A primeira-dama do Estado lembrou que o circo também é capaz de deixar a vida mais leve e destacou a iniciativa, que vai ao encontro das políticas públicas da gestão.
“Tenho andado e conversado com muitos gestores, vejo que as políticas públicas culturais realmente estão chegando. O que o governador idealizou está sendo concretizado. O Trilhando pelo Paraná será mais um desses momentos prazerosos com arte para as famílias”, afirmou Luciana.
Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo de Iracema do Oeste, Izabella Castro Guelfi afirmou que o programa terá grande importância para o seu município, que tem quase 3 mil habitantes. “Muitas vezes, com recurso próprio a gente não consegue proporcionar tantas oportunidades de cultura aos nossos moradoes”, afirmou.
Chamada para representar os municípios no palco, a prefeita de Iracema do Oeste, Elza Haase, também comemorou o que chamou de “surpresa” vinda do Governo do Estado. “É muito lindo saber desse projeto que vai se estender por muitos municípios”, acrescentou.
ESPETÁCULOS – Os espetáculos participantes são: “Isaac Newton e o Enigma da Floresta”, de Gilberto Bastos Pereira; “Lendas Ciganas - Sopa de Pedras - Uma lenda da tradição oral cigana”, de Neiva Camargo da Silva Iovanovitch Promoções Artísticas; “Piska Piska 30 anos transportando cultura”, de Gilson Marcos Pereira de Oliveira; “Cia. Os Palhaços de Rua Apresenta: Números”, de Edvaldo Manoel dos Santos Junior Produções; “Karingana ua Karingana! Histórias de Áfricas”, da Baquetá Produções Artísticas; “O Melhor Show do Mundo”, de Tiago Marques da Silva; “O show não pode parar”, de Aspart - Associação dos Profissionais da Área Artística do Paraná; “Gran Circo Stopim”, do Espaço Cultural dos Palhaços; “O Fabuloso Circo Acessível”, de Flaviana Nunes da Silva Zanoni; e “Triolé Fora da Estrada”, da Triolé.