Na manhã desta quarta-feira, 12 de abril, a Secretaria Estadual de Cultura realizou, de forma on-line, a cerimônia oficial de posse e primeira reunião ordinária dos novos conselheiros e conselheiras titulares e suplentes do CONSEC - o Conselho Estadual de Cultura.
Os conselheiros e conselheiras recém empossados atuarão no biênio 2023-2025 e representam as diversas áreas e expressões culturais, advindos de todas as regiões do Paraná. São representantes da administração pública e também da sociedade civil que compõem o grupo: gestores e gestoras culturais, produtores e produtoras, professores e professoras, artistas, fazedores e fazedoras de Cultura, pesquisadores, pesquisadoras e especialistas em diferentes áreas de atuação.
Ao declarar aberta a primeira reunião da nova gestão do Conselho, a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, agradeceu a disposição de todos e todas que se propuseram a participar do CONSEC para a construção conjunta das políticas públicas da cultura do Estado. “Essa pluralidade de olhares é fundamental para a nossa construção", afirmou. Para a secretária, há uma troca muito grande de conhecimentos no CONSEC, que é um espaço indispensável de construção coletiva de políticas públicas dentro do Governo do Estado. Durante a ocasião, Luciana frisou ainda que a SEEC reafirma seu compromisso de que o Conselho sempre seja paritário entre governo e sociedade civil.
As reuniões ordinárias do CONSEC acontecem bimestralmente, totalizando quatro durante o ano. A lista completa dos membros do Conselho Estadual de Cultura biênio 2023-2025 está disponível para consulta pública no site da SEEC, através deste link. O registro da cerimônia de posse e primeira reunião ordinária do novo CONSEC também está disponível no canal oficial do YouTube da Cultura Paraná (confira aqui neste link).
SOBRE O CONSEC- Implantado pela Lei 17.063/12 o CONSEC – Conselho Estadual de Cultura, é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional básica da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), composto paritariamente por 36 representantes da sociedade civil e do poder público, que tem por finalidade a participação da sociedade na formulação das políticas públicas de cultura do Paraná.
Entre as atribuições dos conselheiros estão fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras importantes ações.