Sala Aberta no MAC Paraná, nova edição do Cândido e Festival de Curitiba são os destaques da semana cultural 29/03/2024 - 15:07

A Agência Estadual de Notícias reúne, toda sexta-feira, os principais destaques da programação das instituições culturais do estado. Os equipamentos culturais do Estado têm programação variada para o final de semana de feriado (https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Espacos-culturais-do-Estado-em-Curitiba-funcionam-neste-feriado-de-Pascoa-em-horarios) e a segunda quinzena do mês de março. Eventos, pagos e gratuitos, atendem a públicos de todas as idades.

Na última segunda-feira (25), o Festival de Curitiba teve seu início e o Centro Cultural Teatro Guaíra recebe diversas apresentações até 7 de abril. Os destaques da vez são as peças “Duetos – A comédia de Peter Quilter”, com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis, “Ney Matogrosso – Homem com H”, que explora a trajetória do cantor, e comédia “Traidor”, estrelada por Marco Nanini.

Na Biblioteca Pública do Paraná, a visibilidade ganha força com a “Palestra para conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista” com a nova edição do Cândido, periódico da BPP que este mês traz uma reportagem sobre a Estante Afro Maria Águeda, com mais de 500 títulos de autoria e temática negras em sua coleção.

Ainda, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná inicia o projeto Sala Aberta; a quarta gratuita do Museu Oscar Niemeyer traz a atividade “Laboratório de Experiências: Tinta Nanquim”; e o residente artístico Wagner Melo convida o antropólogo Cauê Krüger para um bate-papo antropológico sobre fotografia de rua, no Museu Casa Alfredo Andersen.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Todas as segundas-feiras, às 18h30, acontece o encontro para leitura guiada e discussão com o público sobre os contos da literatura brasileira e mundial. O próximo texto, no dia 1.º de abril, é do conto “Aqueles dois”, de Caio Fernando Abreu, no Auditório da BPP.

Palestra para conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) – Na próxima quarta-feira (3), para lembrar o Dia da Consciência do Transtorno do Espectro Autista, em 2 de abril, o Auditório da BPP receberá o evento sobre conscientização do TEA, com palestra do médico neurologista Thiago Simões e do artista plástico e arte-educador Nilson Sampaio. A entrada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45, é realizada a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. O próximo encontro acontece no dia 4 de abril, na sala Coworking da Biblioteca.

Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual – há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição, no espaço Coworking da Biblioteca. 

Jornal Cândido – A 148.ª edição do mês de março do periódico on-line da Biblioteca Pública do Paraná já está disponível pelo link https://www.bpp.pr.gov.br/Candido, com uma reportagem especial sobre a Estante Afro Maria Águeda, que possui mais de 500 títulos de autoria e temática negras e está localizada no segundo andar da BPP. 

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo (filmes) – Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual. 

Título disponível: 

“G.I. Joe – A Origem do Cobra” – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45.

“Bolt Supercão” – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h45.

“Além da Escuridão” – longa-metragem com audiodescrição e janela de Libras – Duração: 1h36.

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Sala Aberta

A partir da próxima quarta-feira, 3 de abril, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná inicia seu novo projeto, partindo da construção de um espaço para “situações artísticas” em uma de suas salas. A Sala Aberta funcionará em três períodos, relativos à permanência de um coletivo e dois artistas convidados. O primeiro a ocupar será o Coletivo Brutas, que propõe uma reflexão sobre o ciclo de vida de projetos artísticos.

O MAC Paraná, que ocupa temporariamente parte do Museu Oscar Niemeyer (MON), promove a iniciativa na Sala 9. 

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Fotografia e antropologia

Nesta quarta (3), às 20h30, “Fotografia da cidade, fotografia na cidade: vivências, pesquisa de campo e expografias” é a estreia da exposição fotográfica do residente artístico Wagner Melo, seguida de um bate-papo entre o artista e o antropólogo Cauê Krüger, que compartilha a curadoria das obras, expressas na fotografia de rua.

Refletindo sobre como diversos fotógrafos nacionais têm a antropologia como grande influência em seu processo criativo, bem como antropólogos validam por imagens e fotografias suas pesquisas e atuações, a conversa entre o fotógrafo e o antropólogo, promete trazer insights sobre o processo de criação, seleção e exposição das obras de Melo.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Tinta Nanquim

Nesta quarta gratuita do MON (3), acontece no Espaço de Oficinas o Laboratório de Experiências: Tinta Nanquim, atividade educativa que investiga a criação de tons e gestos desse material, inspirada nas pinturas com nanquim da coleção asiática de seu acervo. 

Com duas sessões: às 10h30 e às 14h30, a atividade é recomendada para maiores de três anos. Menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um responsável. Inscrições liberadas com 15 minutos de antecedência.

Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR)

55 do MIS

Já está em cartaz a exposição “MIS 55 anos – Através do Tempo”, uma linha do tempo física que conta e comemora toda a trajetória da instituição. A mostra aproveita o acervo do museu, uma das maiores coleções da América Latina, com diversos tipos de mídias que guardam e resgatam as memórias audiovisuais da história do Estado e de seu povo.

Acompanhando essa exposição, a mostra “Paisagens do Paraná turístico” convida os visitantes a fazerem uma viagem visual pelas diferentes regiões do Paraná. 

Quartas Musicais 

Toda quarta-feira, às 18h, é dia de música no museu com o projeto Tons Vizinhos, em parceria com o curso de Música da Unespar. Nesta quarta (3) o palco estará aberto com uma sessão de Jam especial para receber a integração de calouros e veteranos do curso de Música. Entrada livre e gratuita para todos os públicos.

Museu Paranaense (MUPA)

Mulheres Araucárias

Dando início às ações do Abril Indígena no MUPA, na próxima quinta (4), às 19h30, o museu recebe o lançamento do documentário “Mulheres Araucárias”, obra que conta as vivências de luta, resistência e esperança de Maria, Jociele e Tayla, três gerações de mulheres Kaingang que “caminham” desde o território indígena no Paraná até a III Marcha das Mulheres Indígenas, ocorrida em 2023, em Brasília (DF). 

O documentário faz parte do projeto Moviracá: direito à terra indígena, fruto da parceria entre o Movimento Indígena e a Fundação Luterana de Diaconia-Conselho de Missão entre Povos Indígenas (FLD-COMIN), financiado pela União Europeia (UE).

Centro Cultural Teatro Guaíra 

Festival de Curitiba

A programação do maior evento de teatro da América Latina, o Festival de Curitiba, que teve início na segunda-feira (25), passa por todos os auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra e continua até dia 7 de abril. Confira abaixo as peças e oficinas desta semana.

No Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, o Guairão, estarão em cartaz os espetáculos músicas “Duetos – A comédia de Peter Quilter”, com Patricya Travassos e Eduardo Moscovis e “Ney Matogrosso – Homem com H”, que explora momentos e canções marcantes na trajetória do cantor. Marco Nanini atua como protagonista da comédia “Traidor”, escrita por Gerald Thomas. 

No Auditório Salvador de Ferrante, Guairinha, o palco também será tomado pela música e dança com “Tatuagem”, um espetáculo sobre o amor e a liberdade em tempos de opressão; “Cabaré Coragem”, montagem do Grupo balcão que mescla um repertório de músicas interpretadas ao vivo com números de variedades e danças, e fragmentos de textos da obra de Brecht; e “Fantasma de Friedrich – Uma Pop Ópera Punk”, o sucesso de 2023 volta ao Guairinha com suas teorias punks fantasmagóricas.

O auditório Glauco Flores de Sá Brito, Miniauditório, terá uma vasta programação para todos os gostos, passando pelos dramas “As Santas”, “Cidades Mortas”, “os Analfabetos”; os espetáculos de dança-teatro: “Eco”e “Kraken”; as comédias “Archigram!” e “Pilar de Fogo”, até o suspense “O Coração Delator”. O Miniauditório também receberá o teatro experimental, com “Doce²”, e a exibição digital do drama vencedor do Gralha Azul 2023 “Estória de muitos Amores”.

O Miniauditório também recebe oficinas exclusivas. No dia 28 de março, às 10h, será oferecida uma oficina de iluminação I e II, que se dividirá nos programas teórico e prático. O teórico sendo aplicado nas primeiras 3 horas e o prático nas 3 horas restantes. Será dividido entre manhã e tarde e com certificado. No dia 29 de março, às 13h, será explorada a relação entre a história dos teatros em Curitiba e seu impacto na economia cultural na oficina “Teatro X capital X Cidade”. No dia 30 de março, às 10h, a oficina “Corpo - Narrativas Horrorosas e Mímica do medo” será um intensivo de 60 minutos que explora o corpo do ator/bailarino, mergulhando em técnicas de mímica, controle corporal e butoh. Para completar a programação, no dia 1º de abril, às 10h, “Dança-Teatro Queer: Vogue/Funk” promove 2 horas de teoria e prática da conexão entre dança e cultura queer/funk, promovendo autoconhecimento e consciência social. As inscrições das oficinas devem ser feitas pelo site do Festival de Curitiba e os preços variam entre R$ 20,00 e R$ 5,00.

No Teatro José Maria Santos, “Meu Corpo Está Aqui” conta as experiências de relacionamentos, desejos e obstáculos de atrizes e atores PCDs (pessoas com deficiência), misturando a realidade com contos ficcionais. Na programação também está o espetáculo “Cabaré Coragem”, uma parceria da Cia de artes cênicas manauense, Ateliê 23, com a Cia argentina García Sathicq. A história conta sobre o grande esquema de tráfico internacional e sexual no início do século XX.

O preço dos ingressos das peças variam de R$ 85,00 a R$ 10,00.

Mais informações no site do Festival https://festivaldecuritiba.com.br/ e no calendário do Teatro Guaíra https://www.teatroguaira.pr.gov.br/Evento/Festival-de-Curitiba-2024

Endereços

Museu do Expedicionário  

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba                                                                                                                                                                                                            

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba
Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

GALERIA DE IMAGENS