Com apoio do PROFICE, projeto Patrimônio Vivo valoriza cultura popular de Palmeira, Lapa e Prudentópolis 05/04/2023 - 10:49


A riqueza e a diversidade da cultura popular paranaense deram origem ao projeto Patrimônio Vivo, organizado pelas pesquisadoras Lia Marchi e Carol Mira e viabilizado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná. Com atividades em escolas e exposições em três cidades do Estado (Palmeira, Lapa e Prudentópolis), o projeto retrata aspectos marcantes da nossa cultura, como música, gastronomia, dança, artesanato, artes visuais, edifícios históricos, recantos naturais, lendas e personagens locais.

Em Palmeira, a mostra tem abertura no dia 6 de abril (quinta-feira), às 10h, no Museu Histórico, e fica em cartaz até 6 de outubro. Na Lapa, a exposição abre no dia 13 de abril (quinta-feira), às 16h, no Museu Casa Lacerda, e permanece até 25 de agosto. Em Prudentópolis, por sua vez, a inauguração será no dia 20 de abril (quinta-feira), às 10h, na Casa da Cultura, e segue até 20 de outubro. As mostras terão visitas guiadas para estudantes da rede pública de ensino, abrindo em seguida para o público em geral.


Criação envolveu moradores das cidades
As exposições são fruto de um trabalho coletivo iniciado no ano passado, envolvendo moradores de cada um dos três municípios escolhidos pelas idealizadoras do projeto Patrimônio Vivo. Entre outubro e novembro de 2022, a iniciativa percorreu Palmeira, Lapa e Prudentópolis realizando oficinas que estimularam os participantes a retratar a cultura de sua região.

“Agora chegou a hora de apresentar a todo o público o resultado dessa pesquisa, com três exposições diferentes que ficarão em cartaz em cada uma das cidades”, conta Lia Marchi. “A intenção é colocar os alunos no lugar de protagonistas no registro, divulgação e preservação dessas referências de suas cidades natais: conhecer para preservar.” 

Referências culturais de cada região
Cada exposição é diferente, pois retrata a própria cidade pelos olhares de seus moradores, com destaque às tradições de suas regiões. “Quando se pensa em patrimônio, muitas vezes pensa-se nas referências materiais, esquecendo-se daquilo que mantém um senso de identidade e permanência: o patrimônio imaterial”, conta Carol Mira. "É importante ressaltar que as exposições serão doadas aos municípios, prolongando seu impacto.” 

Em Palmeira, alguns dos temas abordados são: cultivo de sementes em palha, elaboração do queijo Purungo, o sabor da gengibirra, visagens e lendas da região, vinho de laranja, cuque feito com ruibarbo, pão no bafo e a tradição de comer sementes de girassol. 
Na Lapa, a exposição retrata: coxinha de farofa da Lapa, a magia das mandalas, as belezas do Parque do Monge, o uso do pilão tradicional, o Theatro São João e seus 140 anos de história, o lenhador tradicional da cidade, artesanato com palha, a tradicional Congada Ferreira e os lírios de Santo Antônio.

Em Prudentópolis, são abordados temas como o trabalho das benzedeiras, a literatura oral e muitos aspectos da imigração ucraniana, como as pêssankas (ovos decorados), a petrykivka (pintura ucraniana), as bonecas Berehênha e a música das banduras. 


SERVIÇO – Projeto Patrimônio Vivo: referências que conectam gerações e regiões.

Em Palmeira, a mostra tem abertura no dia 6 de abril (quinta-feira), às 10h, no Museu Histórico (R. Santos Dumont, 55). Fica em cartaz até 6 de outubro. 

Na Lapa, a exposição abre no dia 13 de abril (quinta-feira), às 16h, no Museu Casa Lacerda (R. XV de Novembro, 67). Permanece até 25 de agosto. 

Em Prudentópolis, por sua vez, inaugura no dia 20 de abril (quinta-feira), às 10h, na Casa da Cultura (R. Doze de Agosto, 1291). Vai até 20 de outubro. 

Projeto viabilizado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Paraná. Apoio: Copel Paraná.