Artes cênicas são destaque do Programa Público do MUPA no final de semana 17/06/2024 - 17:15

No próximo final de semana, dias 22 e 23, as artes cênicas são destaque no Programa Público do MUPA com o espetáculo “Hagoromo – o manto de plumas”, e a performance “ADAPTAT”, do coletivo Nó Movimento em Rede. Todas as atividades são gratuitas.

“Hagoromo – o manto de plumas” acontece no sábado, às 19h. A apresentação é inspirada em uma das mais célebres peças de Teatro Nô, do século XIV, de Motokiyo Zeami. Pode ser resumido como um grande haicai ou um poema dançado que apresenta em seu enredo, quase sem ação, duas personagens: Hakuryo, um pescador de coração pétreo da Baía de Miho, e Tennin, anjo budista que vem recuperar Hagoromo, o manto divino sem o qual não poderá retornar ao céu.

A coreografia é da dançarina de butô e performer, Emilie Sugai, que desenvolve criações solos e em grupos com pesquisas relacionadas às memórias do corpo e da ancestralidade. A coreógrafa se apresenta junto com o ator e artista da dança Thiago Sgambato. O butô é uma dança que surgiu no Japão pós-guerra e ganhou o mundo na década de 1970.

A atividade é gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da apresentação, na entrada do museu.

Já no domingo (23), às 11h, haverá a performance “ADAPTAT”, um diálogo entre as linguagens artísticas da dança, performance, poesia e música. A ação articula um relacionamento com o público por meio de dois corpos que dançam, em espaços não convencionais, e traz a sensibilização à diversidade como questão.

A apresentação é desenvolvida pelo Nó Movimento em Rede, um coletivo de artistas que existe desde 1992, inicialmente como Limites cia. de Dança. Hoje, é um ponto de conexão entre linguagens artísticas diversas, atuando como um lugar cooperativo entre artistas e outros criativos interessados em produzir inovação social nas mediações entre arte e educação, e em partilhar tecnologias de criatividade e sensibilidade humana.

A atividade é gratuita e acontece na Praça João Cândido, em frente ao MUPA.

PROGRAMA PÚBLICO – O Programa Público é uma forma de convidar a comunidade a se aproximar, refletir e se envolver com um assunto. Para isso, o MUPA propõe uma programação especial, estendida e gratuita com diferentes ações que evocam determinada temática de forma diversa e interdisciplinar.

A ideia é que o público possa experimentar, aprender, conhecer e sentir de forma ampla o que é apresentado, a fim de enriquecer sua vivência intelectual, emocional e cultural, não apenas em escala pessoal, mas de experimentação coletiva.

Esta segunda edição, que acontece de maio a agosto, tem como tema “Corpos ― Indícios, Matrizes ― Espécies”, e convida os visitantes a refletirem sobre as linguagens transversais do corpo.

A primeira edição, realizada em 2022, levou gratuitamente ao público 44 ações, entre oficinas, palestras, rodas de conversa, ações e intervenções artísticas de diversas linguagens. Foram mais de 20 mil pessoas impactadas a partir da temática “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas”.

SERVIÇO – Saiba mais sobre a programação completa de eventos do Programa Público do Museu Paranaense acessando o site www.museuparanaense.pr.gov.br ou No Instagram oficial do museu: @museuparanaense.

O MUPA fica na Rua Kellers, 289, bairro São Francisco, em Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS