O artista Neiton apresenta, nesta quinta-feira (19), suas mais novas produções em exposição individual intitulada CICLOS. A mostra conta 18 pinturas em diversos formatos, que têm como suporte principal o vidro. Serão exibidas também 7 serigrafias produzidas a partir de esboços do artista.
O impressor das serigrafias e curador da mostra Daniel Barbosa conta que uma imersão quase que diária no ateliê de Neiton o fez "enxergar uma beleza única que só é possível sentir com um contato tão próximo de um trabalhador da arte”. Todas as obras desta exposição foram produzidas durante os cinco meses em que artista e curador se reuniram para discutir e entender, obra a obra, como traduzir e representar pictoricamente a potência simbólica que o termo homônimo à exposição significa dentro da obra de Neiton.
“Esta é uma série de trabalhos que reflete o meu olhar conceitual sobre algo muito importante pra mim: o presente, o passado e o futuro", afirma Neiton. "No final das contas, estas palavras estão sempre guiando o meu trabalho, e o sol também". Neiton tem uma longa trajetória e reconhecimento regional com seus murais, espalhados por toda a cidade de Curitiba. No entanto, para esta individual, o público terá acesso a algo inédito na carreira do artista. “Algumas pessoas que conhecem meu trabalho talvez não saquem para onde estou indo, mas tá tudo bem, a gente não precisa entender tudo. É mais sobre sentir”, finaliza o artista.
SOBRE O ARTISTA – Neiton é um artista plástico curitibano. Desenvolve pesquisas com arte urbana, pintura, gravura, fotografia e sinuca. É formado em design gráfico pela Universidade Tuiuti do Paraná, mas também entende que sua formação vem de andanças por ruas de lá e cá. Já esteve presente em diversas exposições coletivas, e em 2022, com a obra mural ICARAÍMA ganhou o prêmio “Arte Urbana: Grafite, educação e Cultura - Escolas coloridas do Paraná”. Teve sua primeira mostra individual, intitulada “TR31S”, no espaço cultural FOGO, no ano de 2016, em Curitiba.
SOBRE O CURADOR – Daniel Barbosa é formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná. sócio-fundador do ateliê Caderno Listrado, realiza desde 2005 projetos de curadoria e intermediação entre artistas e produção gráfica. Como artista, participou de diversas exposições coletivas, sendo a última, “IntraNet”, que aconteceu na galeria ASA BASA, em Curitiba, no ano de 2024, sob a curadoria de Lucas Veloso. Esta exposição é itinerante e já passou por São Paulo, no Canto das Artes, e em janeiro de 2025, será apresentada no Casa Vôa, no Rio de Janeiro. Como curador, realizou algumas exposições coletivas, entre elas: três edições de “12x7=84 cadernos”, nos anos de 2006, 2007 e 2008, em diversos espaços expositivos da capital paranaense, como a Ybakatu Galeria de Arte (2008). Também realizou, em co-curadoria com Giuliana Teles a mostra “Entre, este é meu ateliê”, no Grafatório, na cidade de Londrina, em 2022. Sua última curadoria foi a coletiva “COLEÇÕES”, na Espátula Print Shop, em Curitiba, ano de 2024.
Serviço:
CICLOS | Exposição individual Neiton
Abertura: 19 de setembro de 2024, às 19h
Encerramento: 19 de outubro de 2024
Visitação: terça à sábado, das 18h às 23h
Local: Ponto de Fuga
Endereço: Rua Saldanha Marinho, 1220 - Centro - Curitiba (anexo ao Ginger bar)
Apoio: Caderno Listrado e Gênesis Tintas