Autor anônimo assume residência artística do Museu Casa Alfredo Andersen 06/10/2023 - 18:30

A Academia Alfredo Andersen, espaço anexo do Museu Casa Alfredo Andersen, recebe até 31 de outubro, em residência artística, o projeto “Artistanonimo SA”, uma proposta inusitada em que um artista de identidade oculta estabelece no ateliê da Academia uma espécie de empresa de arte.

Sob o comando do líder anônimo, "V" e "H" – codinomes que preservam as identidades dos dois funcionários igualmente alheios à identidade do artista – criarão ao longo do mês de outubro obras de arte e outros produtos visuais utilizando materiais de escritório, como clipes, sulfites e canetas esferográficas, seguindo as diretrizes fornecidas pelo chefe misterioso.

Essa residência incorpora elementos de estrutura empresarial na produção artística. Os funcionários executam suas tarefas cotidianas sob a orientação do artista anônimo, com horários regulares e registros de ponto, assim como uma empresa tradicional. Os produtos gerados durante essa residência são peças de arte concebidas a partir de materiais de escritório, agregando um viés comercial à prática artística.

O projeto engloba várias questões da arte, desde a produção até a circulação. “Vamos desenvolver trabalhos aqui na residência, como desenhos, pinturas e colagens, além de materiais itinerantes, como cartazes nas ruas, cartas e e-mails, abordando o trabalho artístico de forma ampla", diz o ‘colaborador’ H sobre a extensão comunitária da sua produção.

A rotina de trabalho e demais atribuições são ditadas aos funcionários de forma desconhecida. “V” conta que o foco é reconhecer um autor anônimo que representa a comunidade artística. “Isso faz parte da concepção como empresa”.

Para o diretor do Museu, Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto, além da produção artística, as residências promovem a oxigenação do espaço. “O poder de os artistas colocarem suas ideias em prática é fantástico. Essa residência é mais do que uma performance, se constitui uma empresa que movimentará o funcionamento da arte dentro de um ciclo. Além disso, há a possibilidade de visitantes, alunos e artistas interagirem com o projeto de residência”. 

Interessados podem visitar o ateliê todas as terças, quartas e quintas, das 10h às 17h, para conferir a produção e interagir com a equipe. O público ainda pode conferir o perfil do “Artistanonimo SA” no Instagram (@artistanonimosa). Através dessa plataforma, serão compartilhadas informações, imagens e vídeos revelando o processo criativo e o resultado.

Serviço

Residência artística - “Artistanonimo SA”

Até 31 de outubro

Terças, quartas e quintas, das 10h às 17h

Museu Casa Alfredo Andersen - Rua Mateus Leme, 336 – Curitiba

GALERIA DE IMAGENS