Biblioteca completa 166 anos e lança projeto de leituras guiadas de contos brasileiros e mundiais 02/03/2023 - 17:41

Para comemorar seu aniversário de 166 anos de fundação, a Biblioteca Pública do Paraná lança na próxima terça-feira (7) o projeto de leituras guiadas “Ler Junto”. Ao longo de 10 encontros, o professor de Literatura Guilherme Shibata lê e discute com o público contos da literatura brasileira mundial — começando por "Felicidade Clandestina" e "Restos de Carnaval", de Clarice Lispector. A atividade acontece no auditório, a partir das 18h, com entrada gratuita. Não há a necessidade de inscrição e a BPP emite certificado de participação.

Coordenador da área de Literatura da rede de colégios Bom Jesus e criador do canal do YouTube Palavrão, Shibata explica que o projeto é voltado para pessoas maiores de 16 anos que sentem a necessidade de ler mais e obter novos conhecimentos literários. “Não é preciso nenhum pré-requisito, além da vontade de ler e conversar. Também não é exigida nenhuma leitura anterior, já que nós vamos ler no momento do encontro e discutir”, diz o professor.

A partir do dia 13, as atividades acontecem sempre às segundas-feiras, às 18h, na sala de cursos da BPP — com a leitura de “Angústia”, do russo Anton Tchekhov. A programação das semanas seguintes inclui contos de escritores como Machado de Assis, Chimamanda Ngozi Adichie, Júlio Cortázar, Dalton Trevisan e Nelson Rodrigues, entre outros.

“A seleção prioriza a multiplicidade de vozes. São autores de épocas, gêneros, continentes e realidades diferentes”, afirma Shibata, que há 20 anos leciona para alunos do ensino médio e de cursos pré-vestibulares.

Com duração de uma hora, os encontros são independentes entre si. Ou seja, é possível participar do “Ler Junto” a partir de qualquer uma das datas programadas. “Um dos objetivos é que as pessoas percam o medo de ler textos clássicos. É um projeto de retomada e formação de leitores, em que eu atuo menos como um professor e mais como um guia, um agente de ideias”, conclui.

Serviço:

Projeto Ler Junto, com Guilherme Shibata

Dia 7 de março, às 18h, no auditório da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido Lopes, 133 - Centro - Curitiba

A partir de 13 de março, sempre às segundas-feiras, às 18h, sala de cursos da BPP

Entrada gratuita, sem a necessidade de inscrição.