Bolsa Paraná Criativo recebe 2.373 inscrições; resultado oficial sai no dia 18 de fevereiro 28/01/2022 - 13:16

As inscrições para a Bolsa Cultural Paraná Criativo terminaram no dia 21 de janeiro com 2.373 inscrições de todo o estado. O programa, uma parceria entre a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC) e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (FAUEL), vai distribuir R$16 milhões da Lei Federal Aldir Blanc para empreendimentos culturais (Pessoa Jurídica) afetados pela pandemia da Covid-19, através de 950 bolsas de formação.

“Para nós foi uma surpresa muito positiva observar não somente o grande número de inscritos, mas perceber que conseguimos ativar iniciativas criativas de todas as regiões do Paraná, provenientes de mais de 180 cidades diferentes. Acreditamos que nossa função de distribuir esses recursos e, consequentemente, contribuir para a qualificação desses profissionais, e de traçar um mapa das atividades culturais organizadas de nosso estado será plenamente cumprida”, avalia Patrícia Castro, coordenadora do projeto.

Um dado relevante destacado pela coordenadora refere-se à quantidade de MEIs (microempreendedores individuais) e projetos de coletivos que formalizaram inscrições. “Tivemos um total de 1.383 MEIs e 334 coletivos inscritos, demonstrando que temos uma forte presença de profissionais autônomos e grupos organizados informalmente em todo o estado, e que precisam receber os recursos.”

Fique atento aos novos prazos
A FAUEL divulgou nota oficial nesta sexta-feira (28 de janeiro) com novas datas referentes ao processo de habilitação e divulgação do resultado final do Programa Bolsa Cultural Paraná Criativo/Lei Aldir Blanc – Qualificação de Empreendimentos Criativos do Setor Cultural do Paraná.

Paraná Criativo

Cronograma

07/02/2022 - Publicação do resultado preliminar da fase de Habilitação, com a relação das inscrições habilitadas e não-habilitadas

07 a 11/02/2022 - Interposição de Recursos

15/02/2022 - Publicação da lista de recursos deferidos e indeferidos e resultado final da fase de Habilitação

16 e 17/02/2022 - Realização de sorteios públicos por segmento cultural e macrorregião (caso o número de inscrições habilitadas ultrapasse a quantidade de vagas ofertadas)

18/02/2022 - Publicação do resultado final/homologação, contendo a lista dos empreendimentos contemplados no Edital

De 21/02 a 04/03/2022 - Pagamento da 1.ª parcela da Bolsa aos empreendimentos contemplados

As demais etapas, fases, prazos e condições do Edital seguem inalterados.

O Programa Bolsa Cultural Paraná Criativo faz parte do Projeto de Extensão “Cadeia Produtiva da Cultura: economia criativa e solidária”, com assessoria do Projeto Integrado PROPOCULT – Projeto Integrado de Política e Ação Culturais: interfaces entre Universidade e Movimentos Culturais de Londrina - e da Casa de Cultura da UEL.

Mais informações no site: www.fauel.org.br