Cascavel inaugura Centro Cultural Gilberto Mayer e novo museu de arte após grande revitalização 02/02/2023 - 17:43

Em meio às obras de arte contemporânea instaladas ao ar livre, a população de Cascavel lotou, na manhã desta quinta-feira (02), o evento de inauguração oficial do Centro Cultural Gilberto Mayer, aberto pela primeira vez após a maior revitalização estrutural de sua história. A reforma visa a preservação e modernização do patrimônio. O espaço conta agora com novas instalações hidráulicas, elétricas, além de piso, forro e telhado novos. Os banheiros foram reconstruídos e o sistema de climatização e de controle visual foram totalmente atualizados. 

O Centro Cultural Gilberto Mayer, fundado em 1980, é o mais antigo espaço multicultural público do município e está localizado logo ao lado do Teatro Municipal Sefrin Filho. Esse complexo cultural conta com um auditório, o Cine Teatro Coliseu, com 408 lugares e 4 salas de exposições, e abriga o Museu da Imagem e do Som, com um acervo de mais de 50 mil itens, e o Museu Histórico Celso Formighieri Sperança, que registra a história do desenvolvimento social e econômico da cidade.

A revitalização estrutural do Centro Cultural Gilberto Mayer trouxe outra novidade dentro do complexo: o novo Museu de Arte Tito Muffato, nomeado em homenagem ao empresário que foi um dos pioneiros de Cascavel. O espaço foi inaugurado com a exposição Amalgame, com obras de artistas contemporâneos da Alemanha, Brasil, China, Itália e Uruguai. 

MODELO- Para a secretária de Cultura Luciana Casagrande Pereira, “a cidade de Cascavel tem uma excelente capacidade de criar políticas que envolvem e chegam à população de toda a região. Temos uma longa e produtiva caminhada pela frente, mas sem dúvida o município é um modelo a ser seguido”, afirma. 

O prefeito Leonaldo Paranhos também esteve presente na ocasião. Ele destaca que o novo espaço se torna um marco da história da cidade e inspira cultura. “É um sonho, essa quadra tem cheiro de cultura. Nós temos DNA agrícola, mas precisamos que nossos jovens tenham amor pela cultura”, pontua.

Nos últimos anos, o município tem aprofundado políticas públicas voltadas ao setor cultural a partir de trabalho conjunto entre o poder municipal e o poder estadual. Em 2022, Cascavel foi a primeira cidade do Paraná a receber uma plataforma avançada do Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba, e agora apresenta ao público da região Oeste do Estado parte da coleção “África”, do MON. O movimento faz parte da diretriz de descentralização da cultura, idealizado pelo Governo do Paraná por meio de sua Secretaria de Estado da Cultura. 

Quem esteve trabalhando de perto no processo de revitalização do Centro Cultural Gilberto Mayer foi a coordenadora de museus, Silvia Prado, que não conteve as lágrimas ao ver o resultado. “É um marco histórico para Cascavel. Muito tempo lutando para que isso aconteça. A história de Cascavel está sendo evidenciada, a arte e a cultura. É um dia muito emocionante por fazer parte desse momento. Cascavel, a história e a cultura ganham”, vibra. 

O secretário municipal de Cultura, Luiz Ernesto Meyer, reforça que o Centro Cultural está de portas abertas para atender a comunidade, sempre de forma gratuita. “Convido a todos para não perderem a oportunidade de ter essa experiência que ficará marcada para sempre na vida de cada um dos visitantes. Será uma experiência para a vida”, destaca. 

NOVOS PROJETOS- Durante o evento, foram lançados dois projetos inéditos: o programa Música nos Museus, que leva músicos da cidade para tocarem nas salas expositivas do Centro Cultural Gilberto Mayer, e o City Tour, que tem como proposta oferecer um transporte gratuito entre museus e espaços culturais para a população interessada no turismo cultural.

A agenda do programa Música nos Museus pode ser conferida no site e nas redes sociais da Prefeitura de Cascavel. Para aproveitar o City Tour basta fazer uma reserva através da plataforma Sympla (link aqui).