Ciclo de Diálogo aborda PROFICE e Sistema Municipal de Cultura 10/06/2022 - 17:07

Na próxima terça-feira (14/06), o Ciclo de Diálogo com os Municípios traz uma pauta dupla: o Programa de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE) e o Programa de Implementação do Sistema Municipal de Cultura – SEC/PR. A videoconferência, voltada aos dirigentes municipais de cultura e transmitida pelo canal Cultura Paraná  no YouTube, começa às 9h30 com abertura da superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Lançado em maio, a 4ª edição do PROFICE, o maior programa de incentivo e fomento à cultura do Estado, foi reformulada para ser mais ágil e abrangente. A primeira fase de editais está com inscrições abertas até o dia 4 de julho para as áreas de Música; Dança; Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares; Literatura, Livro e Leitura; e Ópera. Sobre o programa, falarão Wanessa Hoinacki, Allan Kolodzieiski e Pedro Furlan da equipe da Coordenação de Fomento e Incentivo à Cultura (CFIC).

A outra parte do ciclo aborda um tema fundamental a todos os municípios do Paraná: o Sistema Municipal de Cultura. Conforme dados da SECC, apenas 87 municípios do estado têm Conselhos Municipais de Cultura instituídos e 62 possuem Fundos Municipais de Cultura, dois componentes importantes para o sistema de cultura. Adriane Santos e Luciene Pereira de Cristo Bracht, da equipe da Unidade de Apoio aos Municípios (UAM), apresentarão como será o trabalho dos agentes regionais nas cidades bem como a implantação do Sistema Municipal de Cultura. Esta implementação está sendo viabilizada por meio de uma parceria técnica com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

CICLO DE DIÁLOGO COM OS MUNICÍPIOS
14 de junho de 2022 – terça-feira
Canal do YouTube da Cultura Paraná
Das 9h30 às 10h30