Com apoio do Profice, “Ópera Pop Afrofuturista” chega a Curitiba 25/09/2023 - 10:44

O passado clássico e o futuro multicultural se encontram em cena na “Ópera Pop Afrofuturista”, espetáculo que faz curta temporada em Curitiba. Serão três apresentações neste fim de semana no auditório Auditório Salvador de Ferrante do Teatro Guaíra, o Guairinha. Com toques de rap, cultura negra e estética urbana, as apresentações gratuitas contam com o Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) e já passaram por Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande, Pinhais, Colombo, Araucária e Campo Largo.

Conceito em alta na cultura pop, o afrofuturismo imagina outros futuros possíveis para populações negras, mesclando culturas africanas com ficção científica. Da literatura ao cinema, com destaque para o sucesso dos filmes “Pantera Negra” que ajudaram a popularizar o termo, o afrofuturismo agora chega à ópera.

O espetáculo é inspirado na primeira versão da “Ópera Pop Negra”, de 2005, também criada pelo diretor, produtor e ator Isidoro Diniz, e agora revisitada com conceitos contemporâneos. Além de discutir a diáspora africana (a imigração forçada de indivíduos daquele continente) e a contribuição na formação de uma identidade nacional, o novo trabalho dialoga com outros elementos atuais.

A “Ópera Pop Afrofuturista” traz o erudito e o popular em cena, passando por instrumentos afro-brasileiros e piano, canto lírico e rap, os sons do interior e das periferias urbanas, até o folclore brasileiro e a influência africana, tanto na história quanto no imaginário nacional. No palco, estão a soprano Milena Tupi, o contratenor Lucas Neri, as cantrizes Geyisa Costa e Kátia Drumond, o pianista Ricardo Verocai e o percussionista Filipe Castro.

A presença de corpos negros em áreas como política, filosofia, engenharia e ciência, por vezes ignorada, aqui é celebrada em músicas. A trilha inclui composições que vão de George Gershwin a Carlinhos Brown.

O espetáculo conta com direção musical do maestro e pianista Ricardo Verocai, com direção cênica de Isidoro Diniz e assistência de direção e roteiro de Kátia Drumond. O projeto foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura, com apoio da Copel.

Serviço

Ópera Pop Afrofuturista
Apresentação: 29 de setembro a 01 de outubro de 2023
Sexta e sábado, às 20h
Domingo, às 19h
Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971
Tempo de duração do espetáculo: uma hora
Classificação: livre
Especificação do espetáculo: teatro
Ingressos: Entrada gratuita.

GALERIA DE IMAGENS