Com desocupação da triagem, MIS-PR recebe nova parte do terreno histórico da Capital 01/03/2023 - 16:26

O processo de expansão do Museu da Imagem e do Som do Paraná teve prosseguimento na manhã desta terça-feira (28) com a transferência da população carcerária que estava no Centro de Triagem. A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná levou 188 pessoas privadas de liberdade (PPLs) para outras unidades da Polícia Penal. As equipes operacionais das polícias Civil, Militar e Penal atuaram de maneira integrada para que a transferência ocorresse de forma segura. O espaço desocupado aumentará em 3.561 m² a área do museu.

Anunciada em junho de 2022 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a cessão de terreno da Secretaria de Segurança Pública para o  MIS-PR prevê a incorporação de uma área total de 6.480 m² que pertence ao Palácio da Liberdade, prédio histórico tombado e que parte de sua área está ocupada pela Polícia Civil. A devolução do terreno acontece de forma gradativa. Uma das etapas foi a retirada dos detentos hoje.

A decisão de ceder o local para a expansão de um espaço cultural no coração da cidade preserva, resgata e promove a movimentação dessa região do Centro da Capital e fortalece a cultura paranaense como um todo. A diretora do MIS-PR, Mirele Camargo, afirma que esse é um momento de conquista. "É a oportunidade de reestruturação do coração de Curitiba e da nossa cultura”, afirma.

NOVOS RUMOS – Na medida em que o terreno vai sendo desocupado, a expansão do MIS-PR passará pela idealização de projetos arquitetônicos para cada fase.

A prioridade, de acordo com a diretora, é utilizar o espaço para uma melhor alocação e maior expansão do acervo, reformas e criação de laboratórios, fortalecimento do setor educativo e do departamento de criação. Algumas propostas já estão sendo desenhadas pela Secretaria da Cultura juntamente com equipe do Museu da Imagem e do Som do Paraná.

Em ações futuras, o museu vai transferir de local o setor administrativo, com a liberação do espaço superior do casarão, para valorizar e aumentar a acessibilidade no imóvel do Palácio da Liberdade.

As reformas pretendem expandir o espaço expositivo do Palácio da Liberdade com uma mostra permanente voltada à história do local, contendo registros, documentações e testemunhos históricos que resgatem a importância desse patrimônio para o Paraná.

Para aumentar a acessibilidade cultural da população, o museu pretende, nos últimos momentos da desocupação, realizar o projeto departamento de pesquisa anexado a uma biblioteca e uma sala pública de cinema.

MIS-PR – Criado em fevereiro de 1969, o Museu da Imagem e do Som do Paraná é o segundo mais antigo do gênero no Brasil e tem como principal finalidade preservar, conservar e fomentar a memória audiovisual do Estado.

Com um dos maiores acervos do gênero na América Latina, o museu possui mais de 3 milhões de itens, entre discos de vinil, fotografias, negativos fotográficos de acetato e em suporte de base de vidro, depoimentos, fitas de áudio, fitas cassete, documentos e filmes, além de um peças e objetos tridimensionais históricos como TVs, rádios, radiolas, vitrolas, máquinas fotográficas, projetores e outros equipamentos audiovisuais.

TRANSFERÊNCIA – A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp) transferiu, nesta terça-feira (28), 188 pessoas privadas de liberdade (PPLs) que estavam no Centro de Triagem 1 da Polícia Civil para unidades da Polícia Penal do Paraná (PPPR).

As equipes operacionais das polícias Civil, Militar e Penal, atuaram de maneira integrada para que a transferência ocorresse de forma segura.

O espaço cedido ao Museu da Imagem e do Som do Paraná, da Secretaria da Cultura, atualmente é ocupado pela Polícia Civil do Paraná.

Museu da Imagem e do Som do Paraná

Rua Rio Branco, 395, Centro, Curitiba.

www.mis.pr.gov.br