Com mercado aquecido, Agência do Trabalhador da Cultura ofertou mais de cem vagas em 2023 26/01/2023 - 18:33

O mercado da chamada economia criativa está bastante aquecido e o termômetro com o qual o Estado do Paraná mede essa temperatura é a Agência do Trabalhador da Cultura (ATC), por onde passam empregadores e pessoas que buscam oportunidade de emprego.

Só este ano, até esta quinta-feira (26), já foram disponibilizadas pela ATC, que tem sede em Curitiba, 102 vagas em diversos setores. As principais demandas de mão de obra estão no artesanato (20,6%), nas áreas correlatas à cultura como entretenimento e recreação (15,7%), e artes cênicas, arquitetura e publicidade (as três com 10,8%).

O número de postos de trabalho ligados à economia criativa no Brasil chegou a 7,9 milhões no terceiro trimestre de 2022, um aumento de 9% em relação ao mesmo período de 2021. Isso representou a abertura de 600 mil vagas no setor, segundo levantamento do Observatório Itaú Cultural com dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

“Além de estarmos sentindo esse aquecimento do mercado na prática, nós fazemos a busca ativa junto às empresas do setor criativo para trazer as oportunidades para dentro da Agência. Dessa forma criamos esse vínculo com os empregadores e fortalecemos a nossa posição de hub do trabalho criativo no Paraná”, afirma André Avelino, coordenador de Ação Cultural e Economia Criativa da Secretaria estadual da Cultura (SEEC).

Trabalhadores e trabalhadoras que querem acessar as vagas disponíveis na ATC podem se dirigir até a agência no Centro de Curitiba ou entrar em contato por meio do WhatsApp. As vagas disponíveis são publicadas nas redes sociais da Cultura Paraná. Empresas e produtoras que têm vagas disponíveis também podem acessar a ATC por meio desses canais.

SOBRE A ATC – Lançada em novembro de 2021, a Agência do Trabalhador da Cultura (ATC) é o primeiro Posto Avançado da Agência do Trabalhador no Brasil voltado exclusivamente para o mercado de trabalho criativo. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria da Cultura (SEEC) e a Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda. 

A ATC funciona em anexo à Secretaria da Cultura e promove o encontro entre quem está disponível para trabalhar com empresas e produtoras que precisam montar equipes e elencos para contratos ou projetos específicos. Outro propósito é produzir dados e indicadores visando o fortalecimento das políticas públicas de cultura no Estado.

Confira a distribuição de vagas da ATC ofertadas por área:

20,6% de artesanato

15,7% de áreas correlatas

10,8% de artes cênicas

10,8% de arquitetura

10,8% de publicidade

4,9% de turismo cultural

5,9% de design

2% de dança

2,9% de artes visuais

3,9% de moda

1% de música

2% de literatura

2% de gastronomia

2,9% de audiovisual

3,9% de eventos

Serviço:

Agência do Trabalhador da Cultura

Rua Saldanha Marinho, 240, Centro, Curitiba

Horário de atendimento:

Segunda a sexta, das 9h às 17h

Telefone/WhatsApp: (41) 3321-4743

agenciacultura@secc.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS