Conscientização sobre TEA é tema de exposição e debate na Biblioteca Pública do Paraná 26/03/2024 - 17:21

A Secretaria de Estado da Cultura apresentará na próxima quarta-feira (03), a partir das 18h30, no Auditório da Biblioteca Pública do Paraná, uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O tema será debatido com dois especialistas: o médico neurologista Thiago Simões e o artista plástico e arte-educador Nilson Sampaio. O evento, para lembrar o Dia da Consciência do Transtorno do Espectro Autista (TEA), celebrado em 2 de abril, será gratuito, não requer inscrição prévia e acontecerá no auditório da BPP.

No mês de abril haverá também uma exposição no hall da Biblioteca chamada “Diversos Olhares”, apresentando pinturas produzidas por pessoas autistas.

Segundo Nilson Sampaio, curador da mostra, foram selecionados 10 trabalhos de cinco dos seus alunos retratando temas distintos. “Algumas das imagens escolhidas são as que concorreram em concursos internacionais e serão exibidas ao público pela primeira vez, todas produzidas por pessoas com transtorno do espectro autista”, afirma.

“Será uma oportunidade única para aprender mais sobre o TEA, trocar experiências e nos conectarmos com outras pessoas também interessadas neste assunto tão sensível e importante para a sociedade”, complementa o diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost.

PALESTRANTES – Thiago Simões é médico neurologista especialista em autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Nilson Sampaio, o Professor Sampaio, é artista plástico, arte-educador e trabalha a inclusão por meio da arte. Também é especialista em autismo e TDAH.

Serviço:

Data: 03 de abril, quarta-feira

Horário: 18h30

Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná - Rua Cândido Lopes, 133, 2º andar – Centro, Curitiba

GALERIA DE IMAGENS