Nos dias 26 e 27 de março, a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) do Paraná esteve em Quedas do Iguaçu para fortalecer o projeto de preservação do acervo do Monsenhor Sigismundo Gdaniec. A iniciativa é dedicada à valorização e preservação da trajetória do monsenhor Sigismundo Gdaniec, figura marcante na história de Quedas do Iguaçu, reconhecido por sua atuação social, religiosa e educacional.
Por meio da organização, conservação e divulgação de documentos, fotografias e objetos ligados à sua trajetória, o projeto não apenas resgata a história local, mas também fortalece a identidade cultural da comunidade. Com a recente aprovação do Projeto de Lei da Sala Memorial Sigismundo Gdaniec, a proposta ganha ainda mais força, garantindo um espaço dedicado ao estudo e reconhecimento da contribuição do monsenhor para a cidade.
A agenda contou ainda com uma importante reunião na Câmara Municipal, reunindo representantes do Colégio Cívico-Militar do Alto Recreio, Colégio Estadual José de Anchieta, Colégio Estadual Núcleo Residencial Pindorama, Instituto Federal do Paraná – Campus Quedas do Iguaçu e APAE. Também estiveram presentes professoras do Colégio Estadual Padre Sigismundo, alunos do Curso de Formação de Docentes e lideranças políticas, como o presidente da Câmara, Rodolfo Revers, e a vereadora Carlise Priscila. A abertura foi marcada pela apresentação da professora Miriam Nestor.
Além disso, a comitiva visitou iniciativas culturais e sociais importantes da cidade, como o Grupo Jagoda e o Projeto Gente, reforçando o compromisso com a cultura e a memória da região, por meio de trabalho coletivo articulado pela COSEM do Governo do Estado do Paraná.