Em Paris, MON apresentará programa com suas ações de inclusão para o público autista 25/03/2024 - 16:34

O Museu Oscar Niemeyer (MON) foi selecionado para participar como palestrante do evento Communicating The Arts (CTA), em Paris. A apresentação terá como tema principal o desenvolvimento do programa MON para Todos – Pessoas Autistas, e acontecerá na terça (2/4), Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.

Referência nacional em inclusão, o MON, por meio do programa desenvolvido pelo Núcleo de Acesso e Participação, foi o primeiro museu do país a implantar uma Sala de Acomodação Sensorial para os visitantes autistas. O programa conta também com uma série de ferramentas que auxiliam o público neurodivergente durante a visita ao Museu, como Cordão de Girassóis, Narrativa Visual e Mapa Sensorial.

O CTA é uma conferência anual que reúne mais de 200 especialistas, oferecendo a oportunidade de se conectar, de aprender e de se inspirar nas últimas tendências e questões em comunicação artística, educação e envolvimento com o público. Com mais de 10 mil participantes de dezenas de cidades, é um evento direcionado aos que procuram avançar e causar um impacto positivo no mundo por meio da cultura.

NAP - Criado em 2019, o Núcleo de Acesso e Participação (NAP) é formado por uma equipe multidisciplinar do MON, com a missão de melhorar as condições de acesso dos diferentes públicos, trabalhando na construção de soluções de acessibilidade e inclusão social.

Além dos programas de inclusão já existentes (MON para Todos para pessoas cegas e surdas), o NAP desenvolve ações que contemplam o atendimento a pessoas no espectro autista, por meio da criação de duas importantes ferramentas: a Narrativa Visual e o Mapa Sensorial, utilizados para preparar a visita desse público ao Museu.

Outra iniciativa do programa MON para Todos – Pessoas Autistas é a Sala de Acomodação Sensorial (SAS), um espaço pensado para pessoas neurodivergentes que precisam de um local reservado e com estímulos reduzidos para se reorganizarem em uma eventual crise despertada pela visita.

O programa contempla, também, uma cartilha com normas e orientações para o atendimento a esse público, bem como a disponibilização do cordão de girassóis, acessório reconhecido mundialmente, e pela lei brasileira, como símbolo das deficiências invisíveis, como o autismo.

OFICINAS - Neste mês de abril, o Museu Oscar Niemeyer oferecerá ao público a oficina artística “Expedição Fotográfica para Jovens Autistas”. Será no dia 13, das 9h30 às 11h30.

Usando a câmera do celular, ou qualquer outra, os participantes serão convidados a investigar livremente os espaços internos do MON por meio da fotografia. O objetivo é sensibilizar o olhar e estimular imagens criativas, com experimentação de filtros, lentes e propostas desenvolvidas especialmente para essa oficina.

A atividade é direcionada para o público autista a partir de 14 anos, com participação opcional de um acompanhante. As inscrições, antecipadas, gratuitas e obrigatórias, poderão ser feitas a partir 4 de abril no site do MON.

SOBRE O MON - O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana.

No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

GALERIA DE IMAGENS