Escola de Dança Teatro Guaíra atende mais de 100 crianças e adolescentes em 2024 06/03/2024 - 11:33

A Escola de Dança Teatro Guaíra reúne neste ano 108 crianças e jovens. Em comum, o sonho de dominar técnicas e encantar o público. O Curso Livre de Formação do Artista Bailarino é oferecido pelo corpo artístico mais antigo do Centro Cultural Teatro Guaíra e mantido pelo Governo do Estado.

As aulas iniciaram no mês de fevereiro e seguem até dezembro. São oito turmas: Preparatório, Formação 1, 2, 3, 4 e 5, Aperfeiçoamento e Ouvintes (alunos já formados). Durante os sete níveis de formação, os bailarinos aprendem tanto o balé clássico quanto o contemporâneo.

A novidade para 2024 é a implementação do nível Preparatório. “Este novo nível foi pensado com o objetivo de preparar melhor as crianças para a introdução na turma de Formação I. Para ingressarem nesse nível, elas tinham que ter oito anos completos e passar por um teste de aptidão”, explica Larissa Pansera, coordenadora da Escola de Dança Teatro Guaíra.

“O objetivo da Escola é formar alunos que entendem as técnicas para que, saindo daqui, passem em audições e consigam seguir na área. É natural os pais e os alunos terem aquela ideia da bailarina da caixinha de música, o que não é mais a realidade da maioria das companhias no Brasil”, complementa.

Além do retorno dos veteranos, 23 novos alunos foram aprovados no processo seletivo finalizado no início de fevereiro. José, de 11 anos, ingressou a partir das últimas provas. “Eu comecei na dança com dois anos e penso que nunca vou sair do balé”, adianta. “Estou adorando as aulas e gostei muito das professoras”.

Os alunos frequentam a Escola todos os dias, de segunda a sexta-feira. Uma rotina às vezes apertada, como é o caso da vida de Heloísa, de 10 anos. A vontade de ser artista vem desde os três anos e agora está entrando em seu segundo ano na escola. “Um sonho desde pequenininha. Eu sempre quis entrar no Guaíra”, diz. 

Mãe de Heloisa, Larissa Liege, explica que a rotina envolve toda a família. “Mudei meu horário de trabalho para conseguir dar esse apoio. No ano passado, era minha sogra quem ajudava a dar conta da demanda. É o sonho dela, então, fazemos o possível para ela conseguir”, conta.

Além das atividades previstas em calendário, a Escola está planejando diversas ações e apresentações para este ano, como projetos que vão gerar maior convivência e aperfeiçoamento de técnicas para os alunos.

ESCOLA – Criada em abril de 1956, a Escola de Dança é o corpo artístico mais antigo do Teatro Guaíra. No ano passado reuniu um público de 17 mil pessoas em 27 apresentações, divididas entre Curitiba, cidades da Região Metropolitana da Capital e nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Entre as produções originais da Escola, estão os espetáculos "TumTá" e "UNIO" – o segundo elaborado com a colaboração de bailarinos do Balé Teatro Guaíra na criação das coreografias.

Marcando presença nos festivais e trazendo prêmios para casa, a Escola participou da Mostra Paranaense de Dança 2023 e do Prêmio Curitiba de Dança, com medalha de ouro nas categorias de balé clássico em solos feminino e masculino, duo, conjunto e de repertório. Nos festivais de Dança de Joinville e Festival Internacional de Porto Alegre, as alunas e alunos também foram destaque.

GALERIA DE IMAGENS