O fotógrafo Bruno Santos ocupa até 16 de julho o ateliê da residência artística da Academia Alfredo Andersen. O curitibano busca aprofundar sua pesquisa em retratos e adicionar elementos da pintura abstrata em fotos de desconhecidos pela cidade, dando foco à observação e valorização de características únicas de cada pessoa retratada.
“Retratar alguém é criar conexões”, diz o fotógrafo. De terça a sexta-feira, das 10h às 12h, o artista abre o ateliê para visitações. Com entrada franca e livre, o público pode conversar com o artista, conhecer mais de seu trabalho e até fazer parte de sua pesquisa com os retratos.
Desde 2021, ele desenvolve o projeto Diver.Cidade, em que retrata os mais diversos públicos do cenário urbano em preto e branco. “A ausência de cor faz a gente buscar os detalhes, se esforçar na observação. Em uma rotina cheia de telas, a fotografia impressa vem como uma pausa para exercer a contemplação”, afirma.
Durante sua residência, Bruno adiciona o museu na lista de ambientes em que o projeto já passou, como praças, comunidades, festivais, na rua e em escolas.
Dentre os objetivos traçados pelo artista para o período da residência, ele pretende aliar o trabalho fotográfico com elementos da pintura abstrata. “Quero aplicar também a pintura, pois como artista penso que devemos sempre pensar em como renovar nosso trabalho, tornando ele cada vez mais polido e único”, destaca ele.
VOLUNTARIADO – Apesar de a fotografia fazer parte da vida de Bruno desde a adolescência, foi em 2010 que ele decidiu seguir profissionalmente na área. Depois de alguns anos trabalhando com fotografia de eventos e ensaios fotográficos, resolveu que era hora de mudar o rumo de sua carreira. Foi então que decidiu começar a fazer trabalhos sociais voluntários como fotógrafo.
Entre eles, participou do projeto Transforme Sorrisos, uma organização social que tem como objetivo levar acesso à cultura para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio da arte, do voluntariado e da prática de boas ações. Atuando no Paraná e em Santa Catarina, Bruno se juntou à organização para retratar as ações.
Serviço:
Visitação à residência artística de Bruno Santos
Terças a sextas-feiras
Horário: das 10h às 12h
Museu Casa Alfredo Andersen
Local: Rua Mateus Leme 336 – Centro – Curitiba
Entrada gratuita