Inscrições para vagas remanescentes da Bolsa Qualificação vão até 09 de janeiro 05/01/2022 - 14:34

O prazo de inscrições para as 3.738 vagas remanescentes da Bolsa Qualificação Cultural, programa da SECC com a UEPG, vai até às 23h59 de domingo (09 de janeiro). 

O programa, que utiliza recursos da Lei Aldir Blanc, oferece vagas nos variados segmentos de arte e cultura em três módulos de aprendizado para pessoas físicas, residentes no Paraná. Ao final de cada módulo, o participante tem direito a receber R$ 1 mil, totalizando R$ 3 mil ao final do curso.

Fruto de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria Estadual da Comunicação Social e da Cultura (SECC) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o programa Bolsa Qualificação oferece um total de 12 mil vagas, operacionalizadas pela UEPG, responsável pelos cursos e pelo pagamento dos cursistas. Mais de 13 mil pessoas se inscreveram no primeiro edital. Dessas, mais de 8 mil tiveram sua inscrição deferida na primeira edição e finalizaram o programa. A nova fase é voltada para quem não participou da primeira edição.

Os cursos terão duração total de 120 horas, divididas em três módulos de 40 horas cada, no período de 01 de fevereiro de 2022 a 24 de março de 2022. O primeiro módulo é comum a todos os segmentos e o segundo e o terceiro módulos da qualificação são específicos para cada segmento do setor cultural: Artes Visuais / Audiovisual / Circo / Dança / Literatura, Livro e Leitura / Música / Ópera / Povos, Comunidades Tradicionais e Culturas Populares / Teatro / Técnicos que atuam na cadeia produtiva da cultura.

Os cursos do Programa Bolsa Qualificação Cultural são ofertados na modalidade de Educação à Distância, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UEPG. Assim como na primeira edição, participantes de comunidades quilombolas, aldeias indígenas ou que não possuem acesso à internet poderão solicitar material impresso por meio de facilitadores.

No edital é possível conferir todas as informações sobre a segunda edição do programa, incluindo requisitos para a inscrição, vedações e a divisão de vagas por macrorregiões.

Participantes da primeira fase, que por algum motivo não concluíram um módulo ou tiveram pontuação insuficiente para a conclusão de algum módulo terão uma segunda oportunidade, sem a necessidade de refazer a inscrição. 
Aqueles que se encaixam nessa situação receberão e-mail e mensagem via WhatsApp até o final do mês de janeiro, para confirmação do interesse em participar dessa segunda edição.

Publicado e disponível no link: https://inscricoes.apps.uepg.br/

A UEPG disponibiliza os seguintes canais de Atendimento para o Programa:
Via WhatsApp: (42) 9 9993-8626
E-mail: bolsaqualificacao@ead.uepg.br