Jornal Cândido celebra os 25 anos do Nobel de Literatura concedido a José Saramago 30/03/2023 - 17:22

Único autor de língua portuguesa premiado com o Nobel de Literatura, há 25 anos, José Saramago (1922-2010) é o tema do especial deste mês do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná.

Na reportagem de Juliana Sehn, estudiosos da obra do português comentam passagens de sua trajetória e discutem seu legado — marcado por uma visão crítica do mundo e pela denúncia das injustiças sociais. O material ainda traz uma entrevista com a filha do escritor, Violante Saramago, e depoimentos de fãs que o acompanharam durante sua única visita a Curitiba, no ano 2000.

Cândido

“Ele era um ativista. A sua preocupação não se restringia ao âmbito do texto literário”, diz a professora Patrícia Cardoso, coordenadora da Cátedra Camões Saramago da Universidade Federal do Paraná e uma das organizadoras da exposição José Saramago: Voltar aos Passos que Foram Dados, atualmente em cartaz na Biblioteca Pública.

“Sua capacidade de tocar o que há de mais humano nos leitores, lidando com questões universais, que ultrapassam a barreira da língua, é uma característica que o destacou como candidato ao Nobel”, acrescenta a pesquisadora.

Outros destaques do Cândido 136: ensaio fotográfico de Larissa Maira, poemas de Ana Botner e Hannah Arendt (traduzidos por Daniel Arelli), conto de Richard Roch e artigo de Renan Hayashi na coluna Pensata. A ilustração de capa é de Ju Coelho.

Leia no site candido.bpp.pr.gov.br ou faça o download gratuito AQUI.

 

GALERIA DE IMAGENS