Litercultura apresenta escritora portuguesa neste domingo 23/08/2023 - 10:55

Neste domingo, 27 de agosto, no auditório do Museu Oscar Niemeyer, o Festival Litercultura vai realizar uma ação em formato diferente ao qual seu público está acostumado. A primeira “Sabatina Litercultura” faz parte de uma série de atividades que serão realizadas até o final de 2024, quando o festival completará 10 anos. A convidada de estreia é a premiada escritora portuguesa Lídia Jorge, que vem à cidade exclusivamente para participar do evento. Esta edição foi selecionada pelo Profice – Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura.

“Este novo capítulo do Litercultura vai ser no formato de encontro para os leitores debaterem uma obra específica com autor ou autora. Nossa primeira convidada, a Lídia Jorge, é uma escritora premiada em diversos países e foi lançada no Brasil recentemente pela editora LeYa, então, vai ser uma estreia em dose dupla: para nós e para ela”, explica Manoela Leão, idealizadora e diretora-geral do Festival Litercultura.

O livro “Os Memoráveis”, tema da sabatina, aborda a Revolução dos Cravos, importante levante popular que pôs fim à ditadura salazarista, considerado um dos principais eventos históricos de Portugal. A partir da história de uma jornalista convidada a fazer um documentário sobre a revolução, o título promove uma reflexão sobre o árduo caminho do país até a democracia.

Para a “Salabina Litercultura com Lídia Jorge”, foram distribuídos gratuitamente 100 exemplares de “Os Memoráveis” na Divisão de Difusão Cultural da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), para que as pessoas pudessem ter a oportunidade de conhecer a obra e se preparar melhor para o evento. “Isso não quer dizer que o evento está restrito apenas aos que retiraram os livros. Como todas as atividades do Litercultura, estamos com as portas abertas para quem quiser conhecer mais e participar. Não precisa de inscrição, só chegar no horário (11h)”, reforça Manoela. Os volumes esgotaram-se rapidamente. 

A diretora-geral conta que “a ideia é que todos tenham tempo para ler o livro ‘Os Memoráveis’, se aproximar do romance e, assim, conversar com a autora a respeito do título. O Litercultura tem esse caráter de conectar leitores e autores para promover a literatura e o rico universo que ela nos proporciona”. A Sabatina Litercultura vai acontecer no Museu Oscar Niemeyer e a inscrição é gratuita.

O evento foi aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Paraná, conta com o apoio da Copel e será realizado em parceria com o vice-consulado de Portugal em Curitiba e o Instituto Camões.

SERVIÇO
“Sabatina Litercultura com Lídia Jorge”
Dia 27 de agosto de 2023, às 11 horas
Museu Oscar Niemeyer – Auditório Poty Lazzarotto – R. Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba
Evento gratuito

 

GALERIA DE IMAGENS