MON terá oficina de música e percussão para educadores na próxima semana 24/11/2023 - 18:22

A última edição do ano do programa MON na Escola será especial. Na próxima quarta-feira (29), profissionais da educação poderão participar de oficina percussiva conduzida pelo artista e professor Nelson Sebastião. A atividade é gratuita e ocorrerá em duas sessões: 9h30 e 14h.

Dentro da temática da cultura popular brasileira e musicalidade afrodiaspórica, os inscritos entrarão em contato com os ritmos de raiz africana, com inspiração nos instrumentos presentes na mostra “África: Diálogos com o Contemporâneo” (Sala 4). Para participar, basta se inscrever previamente por meio deste formulário.

O programa MON na Escola é direcionado a professores do ensino público e privado, alunos de licenciatura e outros profissionais da área de mediação cultural. Os encontros são mensais, com emissão de declaração de participação.

Neste mês, o projeto une-se com o Permanência na Arte – programa da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SME) destinado a professores de arte da rede municipal.

SOBRE O CONVIDADO – Nelson Sebastião é artista-docente, músico e pesquisador que possui formação em Educação Artística e pós-graduação em Educação com foco em História, Arte e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena. Desde 2009, atua como professor de Arte na rede pública estadual, ensinando em cursos de formação de professores.

Ao longo dos anos, ele conduziu diversos projetos de arte e educação em Curitiba e Região Metropolitana. Teve a oportunidade de estudar com renomados professores, artistas e mestres da cultura popular, tanto no Brasil quanto na África. Também participou de grupos musicais e projetos de pesquisa que visam a interpretação de músicas étnicas e tradicionais.

SOBRE O MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

MON na Escola

Oficina de percussão com Nelson Sebastião