MUPA terá roda de conversa com mulheres negras sobre saberes afro-atlânticos 28/09/2023 - 15:45

O Museu Paranaense (MUPA) promove no dia 07 de outubro (sábado), às 16h30, a roda de conversa “Mulheres e a constituição de saberes afro-atlânticos”, com a participação da artista visual brasileira Aline Motta, da escritora francesa Laura Nsafou e mediação da doutoranda em História Bárbara Fonseca. O encontro é promovido em parceria com a Aliança Francesa. O objetivo é pensar as relações entre as mulheres negras e constituição de saberes, criando possíveis aproximações e divergências no Brasil e na França a partir das memórias e experiências das convidadas.

Após a mesa de conversa, às 19h, está programado o lançamento do livro "A água é uma máquina do tempo", de Aline Motta. O evento será acompanhado de uma performance da artista, com a leitura de uma parte selecionada do livro aliada a uma projeção/video mapping. A programação da noite contará com interpretação simultânea do francês, com entrada gratuita para todos os públicos.

Aline Motta é artista visual e em seus trabalhos combina diferentes técnicas e práticas artísticas, como fotografia, vídeo, instalação, performance e colagem. De modo crítico, suas obras reconfiguram memórias, em especial as afro-atlânticas, e constroem novas narrativas que evocam uma ideia não linear do tempo.

Laura Nsafou é escritora afrofeminista francesa que discute questões relacionadas ao afro-feminismo na França e à visibilidade da literatura afro. Desde a criação de sua plataforma, mrsroots.fr, até a realização de diversos projetos culturais, ela se interessa pela falta de representatividade da sociedade na literatura francesa.

A mediação será realizada por Bárbara Fonseca, doutoranda em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bolsista da CNPq, membro da Associação Nacional dos Professores de História (ANPUH). Atualmente possui interesse nos estudos acerca da Nova História Política, História do Paraná e Estudos de Gênero.

Serviço:

Mulheres e a constituição de saberes afro-atlânticos - Roda de conversa com Aline Motta e Laura Nsafou e mediação de Bárbara Fonseca

Data: 07/10, sábado

Horários: 16h30: roda de conversa com Laura Nsafou, Aline Motta e Bárbara Fonseca. 19h: performance de Aline Motta e lançamento do livro "A água é uma máquina do tempo".

Local: Museu Paranaense - Rua Kellers, 289, São Francisco - Curitiba

Entrada gratuita

GALERIA DE IMAGENS