A quarta edição do edital de Ocupação do Espaço Vitrine do Museu Paranaense (MUPA) recebeu 178 inscrições, mais que o dobro da edição anterior. As propostas vieram de 46 cidades, de todas as regiões do País. Foram selecionadas três propostas seguidas de duas selecionadas como suplentes. As eleitas são "tudo que você toca você muda tudo que você muda muda você", de Miro Spinelli, "Vênus de Milo (Souvenir)", de Nina Lins, e "Vênus como mirada", de Val Souza.
O Edital de Ocupação do Espaço Vitrine é um programa do Museu Paranaense que representa o interesse da instituição, tradicionalmente voltada às áreas de Antropologia, Arqueologia e História, em ampliar sua atuação de forma interdisciplinar para áreas de Arquitetura, Design e Artes Visuais, Artes Cênicas e pesquisa, a fim de promover diversas formas de expressão cultural.
O Espaço Vitrine está situado em um ambiente de ligação entre os edifícios do museu e assemelha-se, justamente, a uma grande vitrine. Nas quatro edições, desde 2020, já passaram por esse espaço trabalhos de nove artistas ou coletivos, vindos de diferentes regiões do País, com propostas variadas.
Em 2024, o tema “Interlúdio” convida a refletir sobre regimes de visibilidade e invisibilidade a partir do interstício que se estabelece entre a ficção e o real, o que se mostra aparente, ou o que está latente, prestes a emergir. Nesta edição, os selecionados receberão uma contrapartida financeira no valor de R$ 8 mil cada.
A comissão julgadora das propostas foi formada por pesquisadores, curadores e artistas, além de três representantes da sociedade civil, Antonio Gonzaga Amador, Fabrícia Jordão e Jandir Jr., e dois integrantes do MUPA, Heloisa Nichele e Richard Romanini.
Seguindo os critérios dispostos no edital e a metodologia desenvolvida para a seleção, todos os projetos foram avaliados de forma individual pelos membros da comissão, que pontuaram a contemporaneidade e relevância; a adequação ao Espaço Vitrine; a relação com as áreas de atuação do MUPA e com a proposição “Interlúdio”; a viabilidade técnica e de produção; e a clareza e coerência da proposta.
Confira as propostas selecionadas:
"tudo que você toca você muda tudo que você muda muda você", de Miro Spinelli
"Vênus de Milo (Souvenir)", de Nina Lins
"Vênus como mirada", de Val Souza
Às propostas selecionadas como suplentes será solicitado apenas o envio dos documentos, caso um dos três projetos selecionados não cumpra as exigências previstas no edital. Propostas selecionadas como suplentes:
"A cura será assim como um esquecimento", de Gio Soifer (em primeiro) e "Neblina", de Tetê Lian (em segundo).