Museu Paranaense realiza programação especial do Novembro Negro

A programação reúne apresentações artísticas, visitas mediadas e oficinas que convidam o público a refletir sobre as contribuições, ancestralidades e histórias afro-brasileiras que compõem o país.
Publicação
11/11/2025 - 15:33

O Museu Paranaense (MUPA) realiza ao longo de novembro uma série de atividades culturais e educativas em celebração ao Mês da Consciência Negra. A programação reúne apresentações artísticas, visitas mediadas e oficinas que convidam o público a refletir sobre as contribuições, ancestralidades e histórias afro-brasileiras que compõem o país.

A programação tem início no domingo, 16 de novembro, das 11h às 12h, com a apresentação do grupo Maracatu Aroeira, no jardim do museu. Fundado em 2012, o grupo curitibano é dedicado ao maracatu de baque virado, exaltando a música, a dança e a espiritualidade de matriz africana. Sua atuação é marcada pelo compromisso em manter viva a herança cultural afro-brasileira e pela luta por reconhecimento e valorização. Em caso de chuva, a atividade será adiada para o dia 30 de novembro.

No sábado, 22 de novembro, das 10h às 11h30, o museu promove a visita mediada “Corpos em Suspensão: Como Superar a Gravidade?”, com Wesley da Silva, integrante do Núcleo Educativo do MUPA. A partir da exposição “Teoria da Flutuação”, de Marcus Deusdedit, a mediação propõe uma reflexão sobre como a arquitetura, os espaços urbanos e os arquivos constroem o corpo designado “negro” e as estruturas de poder que o atravessam. O encontro estimula o público a observar como essas dinâmicas persistem na contemporaneidade e a pensar criticamente sobre as formas de representação e reprodução de corpos e memórias.

Encerrando as atividades, no sábado, 29 de novembro, das 10h às 12h, será realizada a oficina “Retrato de Nós”, com a pesquisadora Yohana Rosa. Por meio da fotografia e da criação coletiva de imagens, a oficina propõe discutir ancestralidade, familiaridade e linhagens afro-brasileiras que formam o Brasil e o Paraná. A ação convida os participantes a escrever cartas que dialogam com as fotografias produzidas, entrelaçando histórias e afetos em uma construção simbólica de memória coletiva.

A entrada para todas as atividades é gratuita. As vagas para a visita mediada e a oficina são limitadas e requerem inscrição prévia.

SERVIÇO - Novembro Negro no Museu Paranaense

Apresentação do Maracatu Aroeira
Data: 16 de novembro (domingo), das 11h às 12h
Público-alvo: geral
Em caso de chuva, adiado para 30/11

Visita mediada “Corpos em Suspensão: Como Superar a Gravidade?”, com Wesley da Silva
Data: 22 de novembro (sábado), das 10h às 11h30
Público-alvo: jovens e adultos
Inscrições: https://forms.gle/MKynBLK1nFEtrPgz9

Oficina “Retrato de Nós”, com Yohana Rosa
Data: 29 de novembro (sábado), das 10h às 12h
Público-alvo: jovens e adultos
Inscrições: https://forms.gle/9ogNJ1hHbrFVEQXc6

Museu Paranaense – R. Kellers, 289, São Francisco, Curitiba.

Entrada gratuita.

GALERIA DE IMAGENS