Museu de Arte Contemporânea do Paraná tem mais de 250 mil visitantes em 2023 26/12/2023 - 06:00

Durante o ano de 2023, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) realizou uma série de mostras, oficinas e projetos culturais. O número total de visitantes desde o início do ano foi de 254 mil, com destaque para o mês de julho com 47 mil pessoas que visitaram o museu.

Em março, o MAC e a Aliança Francesa de Curitiba sediaram uma performance inédita do artista contemporâneo JA Dupont, chamada Live Paint-Mapping. O evento gratuito consistiu na criação improvisada de pintura ao vivo, combinada com video-mapping, isto é, uma técnica audiovisual projetada em superfícies amplas, como fachadas de edifícios. O objetivo do artista era apresentar seu trabalho por meio dessa fusão entre pintura e projeção de vídeo.

O 3.º Encontro em Performance do MAC Paraná ocorreu em setembro, durante o equinócio de primavera. Essa iniciativa, realizada regularmente nos solstícios e equinócios, reuniu artistas convidados e abriu espaço para inscrições de propostas de performance artística. O evento visava ocupar os espaços expositivos do MAC Paraná, promovendo encontros entre artistas por meio de práticas simultâneas e duracionais em performance artística.

Também no mês de março, durante o Mês da Mulher, o MAC inaugurou a exposição "Forjada pelo Tempo". Essa exibição apresentou obras do Coletivo Duas Marias, composto por Nani Nogara e Malu Rebelato, artistas de Cascavel, no Oeste do Estado. A mostra estabeleceu uma analogia entre as divindades da mitologia universal e o ser feminino contemporâneo. Por meio de fotografia, vídeo e instalação, as obras do coletivo deram vida a deusas e heroínas de diversas culturas. 

"Os Significadores do Insignificante" foi destacada como a melhor exposição do ano na região Sul pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). Com mais de 260 obras, incluindo muitas inéditas, apresentou a relevância artística e a trajetória internacional de Efigênia Rolim e Hélio Leites, fundamentais nas artes visuais. A mostra, de dezembro de 2022 a maio de 2023, sob autoria de Estela Sandrini e curadoria de Dinah Ribas e Maria José Justino, aproximou o público do trabalho desses artistas, reconhecidos por criar arte, poesia e histórias a partir de miniaturas e resíduos encontrados nas ruas.

O MAC também apresentou a primeira exposição póstuma de André Malinski, intitulada "André Malinski no céu". A mostra exibiu obras da coleção pessoal do artista doada após sua morte. A abertura, celebrando sua trajetória, contou com participações especiais. Foram expostas 174 obras e mais de mil peças doadas ao acervo entre 2022 e 2023, após o falecimento do artista em 2021. O processo de doação contou com o apoio próximo de amigos e familiares em colaboração com a equipe do museu.

Em junho, o MAC exibiu a mostra "Reforma: formas de ver", revelando uma seleção do seu acervo com obras de mais de 50 artistas. A proposta curatorial, desenvolvida por Carolina Loch e Joanes Barauna, ofereceu uma perspectiva plural da coleção, buscando explorar suas potências, divergências e futuros, conforme as curadoras. A exposição aproveitou o período de reforma da sede para refletir sobre a existência contínua da instituição, mesmo fora de seu espaço físico original.

A Primavera dos Museus, tradicional evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), chegou neste ano à sua 17.ª edição com o tema “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”. O MAC Paraná participou dessa edição com uma série de propostas gratuitas para o público, a partir de ativações das mostras em cartaz, novos eventos, oficinas, mediações e mesas de conversas com artistas convidados. 

Como forma de democratizar o acesso à cultura, durante três meses, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Educação e da Secretaria de Cultura, instituiu o programa Partiu Museu. O programa ampliou o acesso dos estudantes da rede estadual de ensino às instituições culturais do Estado. Durante este período, o MAC participou do projeto e atendeu 52 escolas.

Serviço:

Terça a domingo das 10h às 18h

Venda de ingressos e entrada até 17h30

Durante o período de reforma de sua sede histórica, o MAC-PR está funcionando no Museu Oscar Niemeyer (MON).

Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico | Curitiba - Paraná

 

GALERIA DE IMAGENS