Os 142 anos da visita de Dom Pedro II a Curitiba 25/04/2022 - 15:19

No ano de 1880, chega ao Paraná a comitiva do imperador Dom Pedro II e de sua esposa, a imperatriz Tereza Cristina, junto a diversos políticos e membros do governo. O intuito da visita, além de desbravar as terras pertencentes à Coroa portuguesa, era também participar de lançamentos oficiais, como o da pedra fundamental da construção da estada de ferro de Paranaguá, da penitenciária e a inauguração da Santa Casa de Misericórdia. Todo o trajeto percorrido foi refeito em um episódio do Meu Paraná, da RPC, e pode ser acessado por meio deste link.

A vinda gerou uma comoção estrondosa na cidade. O relato de viagem foi feito por David Carneiro, que estreou seus trabalhos como historiador em 1930 com a publicação “D. Pedro II na Província do Paraná – 1880”, que explorou a partir da tradução de Saint’Hilaire e das memórias de Ernesto Mattoso intitulada “Coisas do meu tempo” e, por fim, as fontes midiáticas a partir do contato com os materiais desenvolvidos pela imprensa do Rio de Janeiro e Curitiba, que realizaram a cobertura do cortejo imperial. O jornal O Dezenove de Dezembro trouxe os relatos da viagem na primeira página em quatro edições seguidas.

Contrariando os relatos de uma suposta indisposição e vulnerabilidade da saúde do imperador, o vigor físico foi digno de registro nos relatos de viagem, mesmo com as condições climáticas desfavoráveis e pelos diversos percalços durante os trajetos, onde baixas de cavalos foram registradas por conta da exaustão e das inúmeras dificuldades atreladas à falta de infraestrutura e do mau tempo. Após desembarcar no porto de Paranaguá, a comitiva imperial percorreu mais de seiscentos quilômetros por estradas de terra, saindo de carroça de Paranaguá, passando por Antonina, Quatro Barras, Curitiba, Campo Largo, São Luiz do Purunã, Palmeira, Ponta Grossa e Castro.

Ao retornarem, incluíram no trajeto as cidades Lapa e Araucária, e novamente Curitiba e Paranaguá, estendendo até Morretes e Antonina.

Este texto foi elaborado e produzido pela residente técnica e historiadora Francine Gehring Martinez, e revisado pela museóloga Raisa Ramoni Rosa.

BIBLIOGRAFIA:

A viagem de Dom Pedro II. Disponível em http://redeglobo.globo.com/rpctv/meuparana/noticia/2015/01/meu-parana-refez-viagem-de-dom-pedro-ii-pelo-nosso-estado.html. Acesso em 30/03/2022.
D. Pedro II na província do Paraná – 1880. Disponível em http://academiaparanaensedeletras.com.br/portfolio/d-pedro-ii-na-provincia-do-parana-1880/. Acesso em 31/03/2022
Dezenove de Dezembro. Disponível em http://bndigital.bn.gov.br/acervo-digital/Dezenove-de-Dezembro/416398. Acesso em 30/03/2022
MATTOSO, Ernesto. Cousas do meu tempo. 1930. Disponível em https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k992149n/f10.item. Acesso em 31/03/2022.
RETRATO do Imperador Dom Pedro II. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2022. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra16321/retrato-do-imperador-dom-pedro-ii. Acesso em: 01 de abril de 2022. Verbete da Enciclopédia.    
ISBN: 978-85-7979-060-7