Pioneira no Brasil, Agência dos Trabalhadores da Cultura recebe visita de comitiva francesa 30/01/2023 - 15:00

Uma comitiva formada por membros do Ministério do Trabalho e da Agência Francesa de Desenvolvimento esteve nesta segunda-feira (30) na Agência do Trabalhador da Cultura (ATC), projeto do Governo do Paraná, pioneiro na América Latina, que tem como foco a empregabilidade e o fomento do mercado da economia criativa. A missão foi recebida pela equipe da ATC, pelo coordenador de Ação Cultural e Economia Criativa da Secretaria da Cultura (SEEC), André Avelino, e pela diretora-geral da Secretaria, Elietti de Souza Vilela.

A visita técnica fez parte da cooperação internacional entre França e Brasil com vistas à troca de experiências e incentivo financeiro por parte do governo francês. A agenda com as instituições e projetos do Estado prossegue até a tarde desta terça-feira (31). 

Por meio da Agência Francesa de Desenvolvimento, o governo francês vai investir 1,2 milhão de euros no setor de qualificação e empregabilidade do Brasil. Representante da Expertise France, que executa o projeto junto à Agência Francesa de Desenvolvimento, Ambroise Le Moal fez vários questionamentos aos técnicos da ATC. Ele explica que o objetivo do programa financiado pelo governo francês é fortalecer as políticas de emprego no Brasil.

No Paraná, será implantado um projeto piloto de cooperação técnica voltada ao fortalecimento da política de intermediação de mão de obra. A parceria vai garantir aproximadamente R$ 7 milhões em investimento no sistema de tecnologia para modernizar o atendimento nas Agências do Trabalhador.

“Este é um projeto-piloto discutido há dois anos e que agora se concretiza”, disse João Paulo Machado, secretário substituto de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do governo federal. “Além do Paraná, a missão irá visitar Roraima. O Estado do Paraná foi escolhido por ser destaque nacional no processo de intermediação de mão de obra. Além dos bons índices, também se destaca nas boas práticas de gestão e nas parcerias referentes ao trabalho”, afirmou.

"O Paraná nos convidou para conhecer um pouco das dinâmicas, do contexto e das necessidades. Convidou-nos também para conhecer a Agência do Trabalhador da Cultura. É muito inovador uma agência que trabalha com um público-alvo bem identificado na indústria criativa. Muito interessante ver como através desse projeto poderíamos capitalizar, sistematizar essa experiência do Paraná e partilhar com outros estados do Brasil”, explicou o representante da Expertise France, que executa o projeto junto à Agência Francesa de Desenvolvimento, Ambroise Le Moal.

ATC – Criada em novembro de 2021, a Agência do Trabalhador da Cultura tornou-se referência e cumpriu a missão principal de fomentar a empregabilidade nos segmentos de Rádio e TV, Gastronomia, Eventos, Literatura e Mercado Editorial, Moda, Cultura Popular, Artes Cênicas, Audiovisual, Publicidade, Arquitetura, Artesanato, Turismo Cultural, Games, Animação, Design, Entretenimento, Música, Artes Visuais e Software.

O balanço de um ano mostrou 4.899 atendimentos a trabalhadores. Na base de cadastro da ATC estão ativas 73 empresas e 1.269 trabalhadores e trabalhadoras.

A diretora-geral da Secretaria da Cultura explicou que a Agência nasceu da grande dificuldade do setor cultural, sobretudo na retomada da economia no momento pós-pandêmico, agilizando o encontro entre a demanda do produtor cultural e os trabalhadores da economia da cultura. Mas que a partir da grande aderência e repercussão, novas iniciativas devem somar à ATC como a criação da Film Comissionn – entidade governamental que atua para incentivar, facilitar e apoiar a produção audiovisual em locais públicos.

“A Film Comissionn é o próximo passo para o setor do audiovisual, que tem suas peculiaridades. Também queremos levar a Agência para as sede das macrorregiões histórico-culturais do Paraná, onde as cenas culturais são mais intensas e estão demandando apoio para o seu pleno desenvolvimento. Nesse sentido, o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho, do Ministério do Trabalho e da Agência Francesa é muito importante”, afirmou Eliete de Souza Vilela.

GALERIA DE IMAGENS