Plataforma Pergamum agiliza a organização em museus e gestores das instituições recebem treinamento 06/06/2022 - 18:08

O projeto desenvolvido pela Coordenação do Sistema Estadual de Museus, vinculado à Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC/Cosem), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), tem colaborado na catalogação e gestão de acervos de museus paranaenses. O sistema Pergamum foi utilizado por muito tempo na gestão de bibliotecas. Agora, adaptado para catalogar acervos de museus, seu uso pede a capacitação e a formação dos gestores de espaços museológicos.

Entre maio e junho de 2022, equipes de seis instituições passaram pelo treinamento na plataforma. Quem toma a frente no ensino é Ellen Cunha do Nascimento, gestora da Rede de Informações Pergamum Museus da Cosem. “Passa por treinamento as equipes dos museus que aderiram ao sistema. O sistema é fornecido por meio de manifestação do museu público”, conta a gestora.

Neste ano quatro equipes já passaram pelo treinamento. Foram elas: Centro de Memória do Esporte Paranaense, Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC), Casa da Memória Paraná (Ponta Grossa) e o Museu de Ciências Forenses – que aderiu ao Pergamum nos últimos dias e participou da retomada das oficinas sobre o sistema. Nos próximos dias, 07 a 10 de junho, o Museu do Expedicionário (MEXP) e a Casa da Memória Manoel Alves Pereira (Piraquara) também devem receber orientações sobre a plataforma.

O  Centro de Memória do Esporte Paranaense está passando por uma reestruturação e o Pergamum se tornou essencial para a organização do espaço. Para Debora Russo, coordenadora da instituição, a plataforma tem um papel essencial na democratização dos museus. “Você tem acesso ao que o museu possui em sua reserva, com a imagem e o descritivo do objeto, sem precisar se deslocar. Acho isso bem importante”, comenta a coordenadora.

Rede de Informações Museus Paraná | Pergamum Museus

O sistema Pergamum surgiu há 34 anos, mas a princípio não tinha a finalidade de colaborar na gestão de museus. Ele foi pensado e programado para agilizar o processo técnico na Biblioteca da PUCPR. Ele permite que bibliotecários façam catalogação, empréstimo, consulta, relatórios, cadastro de usuários, meça parâmetros, entre outras funções.

Os museus vinculados à SECC passaram a fazer uso da plataforma em 2012, sendo que os demais museus municipais estão adotando o sistema gradativamente. A implementação acontece de acordo com pedidos dos próprios espaços museológicos. Nem todos têm a condição tecnológica para utilizar o Pergamum e preferem se adequar antes do pedido de uso da rede.

A Rede de Informações Museus Paraná possui mais de 255 mil registros de 24 museus dos 31 que aderiram ao sistema. A Lei 11.904/2009 – Estatuto dos museus, em seu art. 39 informa que: “É obrigação dos museus manter documentação sistematicamente atualizada sobre os bens culturais que integram seus acervos, na forma de registros e inventários”. Seguindo essas regras, a plataforma colabora no controle de documentos. Além disso, possibilita a publicização dos acervos museológicos em plataformas on-line.

O treinamento para o uso Pergamum Museus é feito no modelo híbrido, com uma visita presencial para conhecer o acervo e um treinamento remoto, que permite que as equipes dos museus se tornem capazes de gerir as demandas da própria instituição na plataforma. “O treinamento foi ótimo. Tivemos uma introdução teórica e uma demonstração prática de como vamos inserir os dados no sistema. O treinamento foi bem específico para a nossa realidade”, conta Fabíola Schutzenberger Machado, diretora do Museu Paranaense de Ciências Forense.

Centro de Memória do Esporte Paranaense
Centro de Memória do Esporte Paranaense (temporariamente fechado)
Av. Victor Ferreira do Amaral, 1649 - Tarumã, Curitiba - PR

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC)
Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9
Terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba - P

Casa da Memória Paraná
Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
R. Benjamin Constant, 318 - Centro - Ponta Grossa - PR

Museu de Ciências Forenses
R. Paulo Turkiewicz, 150 - Tarumã, Curitiba - PR
As visitas são marcadas conforme disponibilidade de agenda.
41 3361-72 - museuforense@policiacientifica.pr.gov.br

Museu do Expedicionário
Rua Comendador Macedo, 655 - Alto da XV - Curitiba.
Terça à sexta-feira, das 10h às 12h e das 13h às 17h
Sábados e domingos, das 14h às 17h