Ponta Grossa sedia o 3º Encontro de Cultura do Interior do Paraná a partir desta quinta-feira 20/06/2024 - 09:41

Ponta Grossa recebe gestores e gestoras de cultura de todo o Estado, a partir de quinta-feira. Até sábado, eles participam do 3º Encontro de Cultura do Interior do Paraná. Durante três dias, discutirão questões relacionadas ao segmento cultural. A realização é da Rede de Cultura do Interior do Paraná (RECIP), AMCG Cultura e Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura. O evento conta com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e Ministério da Cultura.

O encontro contará, ainda, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do presidente da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, Aliel Machado. Eles estarão presentes no evento na sexta-feira, a partir das 9 horas, no Cine-Teatro Ópera.

O objetivo do Encontro, de acordo com os organizadores, é unir esforços em prol do fortalecimento cultural e artístico dos pequenos municípios do Paraná, através do intercâmbio de informações e da comunhão de objetivos comuns. O secretário municipal de Cultura de Ponta Grossa e coordenador da AMCG Cultura, Alberto Portugal, explica que o encontro busca o fortalecimento das políticas públicas de cultura. Para isso, durante os três dias, os gestores vão discutir e aprimorar conhecimentos e práticas na gestão, além de trocar informações sobre o que cada um vem fazendo em seus municípios e regiões.

De acordo com Sílvia Mara Martins Demeu, presidente da RECIP, “O e evento é mais do que uma reunião de agendas. É a oportunidade de buscar conhecimentos, se conectar e compartilhar experiências, além de traçar juntos um caminho de prosperidade para a cultura paranaense”. O papel dos gestores públicos, conforme explica, é crucial para o desenvolvimento cultural dos municípios, especialmente os menores, que muitas vezes enfrentam desafios únicos. “Juntos, podemos transformar a economia de forma criativa, gerar emprego e renda, incentivar projetos inovadores e estimular o artista a viver da sua arte, mas, mais do que isso, fazer políticas públicas culturais de forma sólida, democratizando e promovendo o acesso à cultura para todos, independentemente do tamanho do município”, explica. Dessa forma, a Rede de Cultura do Interior do Paraná busca pluralizar, democratizar e gerar acessibilidade à cultura.

A programação inicia na quinta-feira, dia 20, a partir das 8 horas, no Complexo Cultural Jovani Pedro Masini, em Olarias. Prossegue no dia 21, sexta-feira, no Cine-Teatro Ópera, e será concluída no dia 22, novamente no Complexo Cultural. As inscrições podem ser feitas de forma on-line no endereço AQUI. As vagas são limitadas.

O secretário Alberto Portugal destaca que o Encontro também será uma oportunidade para mostrar o que os Campos Gerais do Paraná têm de potência cultural. “Estamos prontos para ser anfitriões do maior encontro desse segmento e colorir nossa cidade de bandeiras dos municípios que batalham pela consolidação e afirmação das artes, da memória, do patrimônio e da cultura”, destaca. Para isso, além da agenda oficial, uma intensa programação cultural é prevista, iniciando com os espaços culturais, que estarão abertos até as 21 horas nos dias 20 e 21, quinta e sexta. Confira no box, toda a programação do 3º Encontro de Cultura do Interior do Paraná:

PROGRAMAÇÃO

Dia 20 – Quinta-feira: Complexo Cultural
08h00 às 09h00:Credenciamento dos participantes e acolhida com a Banda Lyra dos Campos.
9h00: Pocket show com cantor da cidade de Telêmaco Borba
09h30: Palestra sobre empreendedorismo no setor cultural, organizada pelo SEBRAE.
10h30: Palestra “LPG para os Municípios: Prestação de contas para a União”.
12h00: Intervalo para almoço
14h00: Palestra “Elaboração de editais da PNAB para Municípios”.
18h00: Encerramento das atividades do dia. Show com Banda Bovoá

Dia 21 – Sexta-feira: Cine-Teatro Ópera
08h00 às 09h00: Credenciamento dos participantes, com recepção do Coro Cidade de Ponta Grossa. Presença do Xilografista Elton Andrade (Castro) e Bruno Cruz (Telêmaco Borba).
09h00: Abertura oficial, com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e do deputado Aliel Machado, presidente da Comissão de Cultura na Câmara dos Deputados.
12h00: Apresentação da dupla Thiago Reis e Cristiano (Castro). Intervalo para almoço.
14h00: Palestra “Fomento indireto: Perspectivas da descentralização de recursos para o interior+ Lei Rouanet”.
15h00: Palestra “Pré-Produção – Produção e Roteiro”.
18h00: Apresentação do grupo My Dance Ballet (Carambeí).

Dia 22 – Sábado: Complexo Cultural
09h00 às 10h00: Palestra sobre a gestão de unidades culturais com a equipe da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa.
Tour cultural pela cidade: Inclui visita guiada e apresentações no Complexo Jovanni Masini, durante todo o dia.
10h00: Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa – “Grandes Aberturas”.
13h30: Coro Cidade de Ponta Grossa – “Sonho Vívido”.
14h30: Fascínios às Brasilidades – com alunos de canto do Conservatório Maestro Paulino.
15h30: Conserva’s Big Band – “All That Jazz”.
16h30: Encontro de Bandas e Fanfarras dos Campos Gerais.

Além da programação oficial, no sábado, o Museu Municipal Aristides Sposito estará com a exposição “Bianchi em Branco e Preto”, das 11h às 14 horas; na Concha Acústica, haverá oficina de artesanato em palha, um patrimônio cultural de Ponta Grossa, das 10h ao meio-dia; a galeria do Ponto Azul estará aberta com a exposição “Revivências” de Zunir Andrade, durante todo o dia; e o Cine-Teatro Ópera oferecerá visita guiada com análise técnica do teatro, das 14h às 16horas. Durante os três dias de encontro, também haverá Feira Pop especial, com venda de artesanato, produtos da economia criativa e antiguidades.

GALERIA DE IMAGENS