Por que existe a Semana Nacional dos Museus? 16/05/2022 - 09:20

Segundo definição oficial do Conselho Internacional de Museus (ICOM): “O museu é uma instituição permanente sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, investiga, comunica e expõe o patrimônio material e imaterial da humanidade e do seu meio envolvente com fins de educação, estudo e deleite”.

Trocando em miúdos, de forma breve e em bom português, museu é um espaço que preserva história, memória, cultura e tudo mais que envolve nosso passado; ajuda no entendimento do presente e também auxilia a moldar o futuro. Está em igual grau de importância das bibliotecas, salas de aula, e espaços de educação.

Bem sabemos que existem museus em todo lugar, tanto nas capitais quanto nas cidades do interior. Buscando promover e divulgar os museus de todo país, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) elabora muitas ações, dentre as quais está a Semana Nacional de Museus (SNM). Entre vários propósitos, a semana se presta a mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações, em torno de um mesmo assunto, ou seja, apresentar o mesmo tema em vários museus ao mesmo tempo para trazer visibilidade a estas instituições.

Essa visibilidade faz com que as pessoas notem, se interessem, visitem e participem mais da vida dos museus e, de alguma forma, levem os museus para dentro de suas rotinas. E por falar em vida, os museus têm imensa importância na vida de toda a sociedade, já que são ferramentas de mudança social e de aprendizagem. Sendo que uma das intenções da SNM é justamente a de destacar a importância museal para a sociedade civil, que por vezes, pode passar despercebida, sem que seja debatido ou entendido o valor que os museus possuem na construção social.

Uma história de 45 anos
Mas quem é que propõe os temas da Semana Nacional de Museus? O ICOM, e já há 45 anos! Os temas são propostos para o Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente no dia 18 de maio, desde 1977, data que foi oficializada em assembleia do ICOM, em Moscou, “com o objetivo de unificar mais as aspirações criativas, os esforços dos museus e chamar a atenção do público mundial sobre suas atividades”.

Este será o 20º ano em que ocorre a Semana Nacional dos Museus. Já foram vários os temas no decorrer dos anos, e alguns valem a citação: “Museus como agente de mudança social e desenvolvimento”, 2008; “Museus em um mundo em transformações: novos desafios, novas inspirações”, 2012; “Museus para uma sociedade sustentável”, 2015; “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus”, 2017; e o tema mais recente que foi “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar” em 2021.

Para esse ano o tema escolhido foi “O poder dos museus”. Nada mais oportuno, visto que 2022 se trata de um ano muito simbólico e representativo para o mundo e, principalmente, para o Brasil, pois marca o Bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna. É também o cinquentenário da Mesa Redonda de Santiago, que foi um evento importantíssimo para os museus de todo o mundo, causando uma mudança na forma que os museus são vistos e agem perante a sociedade. No decorrer da semana, teremos uma publicação específica sobre o tema da Mesa de Santiago. Fique ligado!

Dessa forma, é realmente notório o poder que os museus exercem socialmente, direta ou indiretamente. É muito bonito ver como os museus influenciam no conhecimento pessoal de cada visitante, pois, ajudam a construir o pensamento crítico, assim como desenvolver competências cognitivas, expressivas e emotivo.

 Na próxima postagem aprofundaremos mais a escolha do tema deste ano para a SNM, O Poder dos Museus. Até lá!

Este texto foi produzido por Maxwel Moreira Matoso, estagiário em museologia da COSEM, e revisado pela residente técnica e historiadora Mariana Mayumi Abe Oliveira, e pela museóloga Raisa Ramoni Rosa.

Referências:

BRASIL. Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM. 20ª Semana Nacional dos Museus. Tema: O Poder Dos Museus. Texto de referência. Disponível em: https://www.gov.br/museus/pt-br/assuntos/eventos/20-semana-nacional-de-museus.

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Dia Internacional dos Museus. História das Artes, 2022. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/sala-dos-professores/dia-internacional-dos-museus.

OLIVEIRA, Stela Mariz Zambiazi. O que é um Museu?. UNIJUI. Disponível em: https://www.unijui.edu.br/extensao/comunidade/434-conteudo-editores/sinergia/fique-por-dentro/19440-o-que-e-um-museu#.

SEMEDO, A. Re-imaginar o museu. II Congresso Internacional de Investigação e Desenvolvimento Sócio-cultural. Centro Cultural de Paredes de Coura. AGIR – Associação para a Investigação e Desenvolvimento Sociocultural (p.9).

GALERIA DE IMAGENS