Programa Qualifica Paraná disponibiliza formação gratuita; trabalhadores da cultura podem se especializar em área técnica 18/11/2022 - 14:56

O Governo do Paraná inicia neste mês a 1ª edição do Qualifica Paraná. O programa oferece  420 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos. Podem se inscrever os interessados nas áreas de: Elétrica Automotiva, Instalações Elétricas, Manutenção de Motos, Mecânica Automotiva, Mecânica Industrial, Soldagem e Automação. Serão ministradas em oito unidades móveis em frente ao Palácio do Iguaçu, em Curitiba.

Aos trabalhadores da cultura que desejam se profissionalizar na área técnica, o curso de Instalações Elétricas oferece especialização em comandos elétricos, eletricidade básica residencial e eletricidade industrial. Raphael Dotto, gestor da Agência do Trabalhador da Cultura, destaca que “o conhecimento dessas atividades é útil para quem deseja trabalhar com produção na área cultural em atividades como, por exemplo: elétrica, iluminação e sonorização de shows e espetáculos”.

O Qualifica Paraná é fruto da parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) com a Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf). As aulas ocorrerão nos três turnos: manhã, tarde e noite. As turmas de Instalações Elétricas são de 18 alunos, as de Solda são de 20 alunos e as demais de 16. A carga horária varia entre 40, 60 e 80 horas. 

Para cursos de soldagem e instalações elétricas a idade mínima é 18 (para demais atividades, 14). Também é necessário estar cursando ou ter completado o ensino fundamental e morar em Curitiba ou Região Metropolitana. Confira o cronograma completo dos cursos AQUI. As vagas serão preenchidas conforme as inscrições e são limitadas.

Para se inscrever é necessário preencher este formulário on-line ou buscar uma Agência do Trabalhador para a pré-matrícula. A confirmação aos aprovados será feita por telefone. Na formalização da matrícula junto ao Senai deverão ser apresentados os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade ou autodeclaração de escolaridade.

 

GALERIA DE IMAGENS