Saiba quais serão as próximas oficinas artísticas e mediações presenciais do MON 27/04/2022 - 09:31

A oficina artística “Laboratório de Experiências: Tintas Naturais”, no dia 4, abrirá a programação de atividades presenciais de maio do Museu Oscar Niemeyer (MON). Para participar não é necessário inscrição prévia. A proposta será investigar as possibilidades de criação de tintas com elementos naturais e explorar outras formas de pintar. Os horários disponíveis serão das 13h30 às 15h e das 15h30 às 17h.

No dia 18, das 14h às 16h, haverá uma oficina especial da 20ª Semana Nacional dos Museus: “As formas da Fauna: Criação de Máscaras”. A proposta é a criação de máscaras utilizando técnicas de recorte, colagem e pintura.

Como inspiração, serão observados aspectos da fauna do continente africano e as máscaras presentes na exposição “África: Expressões Artísticas de um Continente”, em cartaz na Sala 4 do MON. Para participar desta oficina, é preciso realizar inscrição prévia pelo formulário abaixo.

As oficinas do Museu Oscar Niemeyer oferecem aos visitantes um espaço de criação e experimentação. O repertório de propostas, em constante atualização, conta com ações relacionadas às exposições em cartaz ou ao trabalho de artistas que possuem obras no acervo do MON. As atividades são pensadas para crianças a partir dos 5 anos (sempre acompanhadas de um responsável) e buscam ampliar a vivência dos visitantes no espaço museológico, além de gerar experiências que contribuem para a sensibilidade e a criatividade.

Mais de 40 oficinas artísticas virtuais, realizadas pelo MON, estão disponíveis no Canal do YouTube da instituição.

MEDIAÇÕES

No dia 11, às 15h, haverá uma visita mediada, com a equipe do Educativo do MON, na exposição “O Labirinto da Luz”, mostra que celebra os 50 anos de fotografia de Orlando Azevedo. Para participar, basta preencher o formulário online e comparecer ao Museu com 15 minutos de antecedência. O ponto de encontro fica em frente à Sala 1.

No dia 25, às 15h, a equipe do Educativo irá conduzir uma visita mediada na exposição “Lados Lados”, do artista André Mendes. Na mostra estão trabalhos de desenho, pintura, escultura, instalações, mural e uma obra digital.

Para participar, basta preencher o formulário online e comparecer ao Museu com 15 minutos de antecedência. O ponto de encontro fica em frente à exposição “Lados Lados”, na Sala 11.

SOBRE O MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo, Grupo Focus e Moinho Anaconda.

 

SERVIÇO - Oficinas presenciais

4 de maio, às 13h30 e 15h30 – “Laboratório de Experiências: Tintas Naturais”

18 de maio, às 14h – Oficina especial da 20ª Semana Nacional dos Museus: “As Formas da Fauna: Criação de Máscaras”. Inscrições pelo link: https://forms.gle/QqTKN2RVUhuoMqr98

 

Mediações para público espontâneo

11 de maio, às 15h – “O Labirinto da Luz” | Sala 1

Formulário para participação: bit.ly/MediacaoLabirinto

25 de maio, às 15h – André Mendes – “Lados Lados” | Sala 11

Formulário para participação: bit.ly/MediacaoLadosLados