Shows da Oficina de Música de Curitiba reafirmam Teatro Guaíra como espaço icônico no Paraná 05/02/2024 - 18:47

Palco de abertura e de encerramento da 41ª Oficina de Música de Curitiba, o icônico Teatro Guaíra recebeu grandes shows da edição que homenageou os 80 anos do poeta Paulo Leminski. O auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, o Guairão, colecionou apresentações memoráveis com convidados especiais.

"O Centro Cultural Teatro Guaíra é um verdadeiro pilar da cultura paranaense e, ao longo de sua existência, foi o epicentro de experiências inesquecíveis não apenas para o público, mas também para artistas e técnicos de todo o Brasil e do mundo”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira

“Eventos como esse reafirmam a vocação desse espaço onde se respira cultura e arte. Acompanhar a vibração diária dos espetáculos promovidos nesta edição da Oficina de Música de Curitiba no Guaíra foi emocionante", destacou.

Entre os artistas dos mais diversos gêneros e expressões musicais, Fernanda Takai, Zélia Duncan, Estrela Leminski, Téo Ruiz, Relespública, Edgard Scandurra (Ira!), Maria Alcina, Banda Lyra, Jovem Dionísio e Criolo se apresentaram em parcerias e repertório inéditos, incluindo Camerata Antiqua de Curitiba, Sons Nikkei e orquestras formadas por professores e alunos da 41ª Oficina.

Uma das mais importantes cantoras e compositoras da Música Brasileira, Fernanda Takai celebrou os 30 anos com a banda mineira Pato Fu no Guairão em setembro do ano passado. “A primeira vez que eu toquei aqui lembro que foi um desafio pela grandiosidade e tradição do teatro. Já me apresentei solo e com Pato Fu. A gente se hospeda próximo e é muito gostoso ver a movimentação em torno do teatro, as pessoas chegando e a plateia lotada”, contou.

E ela voltou a este mesmo palco. “Me sinto privilegiada de fazer parte um pouquinho dessa história do Teatro Guaíra”, definiu Fernanda Takai durante o ensaio para a apresentação que uniu a ela Orquestra à base de corda e Sons Nikkei.

ARTISTAS LOCAIS – Maior palco do atual Centro Cultural Teatro Guaíra, o Guairão completa 50 anos de existência e durante a Oficina recebeu duas bandas símbolos de Curitiba: Relespública, há 35 anos na estrada do rock, e Jovem Dionísio, no rol da nova geração. Em comum, além do local de nascimento, memórias no Teatro Guaíra.

Formada por fãs do The Who e de bandas brasileiras, Relespública convidou justamente o guitarrista Edgard Scandurra, da banda Ira!, para executar músicas que marcaram a história do grupo de rock. Um show que trouxe para a plateia a empolgação dos fãs de uma das bandas mais longevas da cidade.

“Foi muito mais que um show, foi um espetáculo e um momento histórico para uma banda formada por pessoas que nasceram e se conheceram em Curitiba e sempre viram o teatro como algo gigantesco e maravilhoso”, definiu Fábio Elias, guitarra e vocal. “Eu era criança e estudava em um colégio ao lado do teatro, então poder participar desse momento foi uma alegria e um orgulho imenso”.

Banda de indie pop que estourou com o hit “Acorda Pedrinho” e que retornou à cidade depois de uma turnê pela Europa, Jovem Dionisio estreou no palco do Teatro Guaíra. “Eu já vim em show, em balé, em teatro e nunca imagine que ia subir nesse palco. Eu só vinha aqui e apreciava. Foi muito especial”, contou o vocalista Bernardo Pasquali ‘Belni’.

Para os irmãos Gabriel Dunajski Mendes 'Mendão' (bateria e composições) e Rafael Dunajski Mendes 'Fula’ (guitarra), foi a segunda vez no palco. “Foi uma apresentação de coral e a gente era bem pequeno. Mas lembro dessa mesma sensação de nervosismo. Foi um sentimento muito forte tocar em um momento bem no meio da cidade”, disse Rafael. “Ficamos muito felizes de estar aqui juntos celebrando em Curitiba”, completou Bernardo.

OFICINA DE MÚSICA – Além das apresentações no palco principal, o auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) recebeu no último fim de semana a ópera de Giacomo Puccini, em versões em português e em italiano. Ainda entre os espaços mantidos pelo Governo do Estado que receberam a programação da Oficina, a Biblioteca Pública do Paraná foi palco para “Cortina Lírica”, também em homenagem aos 100 anos da morte de Puccini, e o cantor Troy Rossilho mostrou suas composições a convite dos músicos Fabiano “O Tiziu” e “Kilânio”.

GALERIA DE IMAGENS