A Coordenação de Desenvolvimento da Economia da Cultura (CDEC) preparou uma surpresa de natal para os servidores da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC): uma biblioteca inteira e organizada com livros de interesse para consulta e empréstimo. O projeto foi desenvolvido pela residente técnica Bárbara Maria Silva, que é da área de Biblioteconomia e desenvolve suas atividades na CDEC.
A biblioteca funciona da seguinte maneira: cada servidor pode levar no máximo dois livros, com tempo máximo de 15 dias de empréstimo; obras marcadas com tarja vermelha não podem sair da SEEC; no caso de perda, extravio ou danos da obra, será necessário repor o livro com a mesma edição do que foi perdido, ou edição mais recente.
Neste link, é possível acessar o catálogo com todos os livros disponíveis, e preencher o formulário para empréstimo das obras. Também tem um tutorial que explica em detalhes cada processo sobre a alocação de livros.
A partir do tutorial, recomenda-se que o leitor utilize o atalho do teclado (Ctrl+F) para localizar o título desejado. Ao encontrar a obra, é necessário anotar o número de chamada, pois é esta identificação que ajuda a encontrar o livro na estante. Posteriormente, é só preencher o formulário de empréstimo.
O catálogo foi criado para facilitar a busca dentro do acervo da Biblioteca da CDEC. O leitor tem a possibilidade de procurar a obra por título, autor ou assunto, assim como a disponibilidade do item. Além das divisões citadas, a tabela possui separação por classes de acordo com a Classificação Decimal de Dewey (CDD).
A CDD organiza todo o conhecimento em dez classes principais. No catálogo da Biblioteca da CDEC, o acervo está dividido na seguinte ordem abaixo.
000 – Generalidades
100 – Filosofia e Psicologia
200 – Religião
300 – Ciências Sociais
400 – Linguística
500 – Ciências Naturais e Matemáticas
600 – Tecnologia e Ciências Aplicadas
700 – Artes
800 – Literatura e Retórica
900 – Biografia, História, Geografia
Para acessar o formulário de empréstimo, o catálogo ou o tutorial, acesse esse link.