Verão Maior Paraná ganha reconhecimento do Ecad por respeitar direitos autorais 18/01/2024 - 09:25

O Verão Maior Paraná 2024, promovido pelo Governo do Estado no Litoral e praias do Noroeste, é o primeiro evento do Brasil a receber neste ano o Selo de Reconhecimento do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) que atesta o respeito aos direitos autorais das músicas. Todos os compositores que têm suas músicas tocadas nos  shows do Verão Maior Paraná 2023/2024 serão devidamente remunerados.

O selo foi entregue por representantes do Ecad à secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, nesta quarta-feira (17), no Palco Sunset Caiobá, município de Matinhos, no Litoral.

Além da secretária da Cultura, participaram os representantes oficiais do Ecad, Augusto Fernando de Freitas (gerente da Regional Sul) e Eberson Carlos Prado (supervisor no Paraná), além do prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo; o diretor-presidente do PalcoParaná, Danilo Buss; e o diretor-geral da Secretaria estadual de Esportes, Tiago Campos.

O evento foi seguido por uma apresentação, gratuita e aberta ao público, do grupo de sambistas paranaenses As Brejeiras, que integra a agenda de shows da temporada. “O setor cultural é um campo frutífero para construção de cidadania e sensibilização, além de ter um potencial de mobilização econômica. Mas é indispensável reconhecer e profissionalizar os trabalhadores do setor”, afirmou Luciana.

"O reconhecimento e a profissionalização dos artistas é fundamental para que esse ciclo tão positivo seja bem sucedido. Por isso, receber este selo é uma alegria para a Secretaria da Cultura e o Governo do Paraná. Um sinal de que estamos no caminho certo no respeito aos direitos autorais”, disse.

VALORIZAR – O Selo de Reconhecimento do Ecad tem o objetivo de valorizar a adimplência de eventos e festivais realizados em todo o País e defender o direito de compositores pela remuneração de suas canções que tocam publicamente. Os autores de músicas nem sempre sobem aos palcos, como os intérpretes e músicos acompanhantes, e, desta forma, não recebem cachê musical, destinado a quem participa dos shows.

Além do pagamento pelo licenciamento musical, os organizadores e promotores dos eventos também precisam enviar ao Ecad os roteiros com as canções tocadas nos palcos para identificação e distribuição dos valores em direitos autorais.

O gerente da regional Sul do Ecad, Augusto Fernando de Freitas, destaca que o Paraná é hoje um Estado que valoriza o trabalho dos artistas. "O Governo do Paraná está sendo um exemplo nacional neste aspecto", afirma.

A superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, afirma que o Verão Maior Paraná 2024 tem uma programação com diversos shows e o pagamento dos direitos autorais é essencial para garantir que os compositores das canções sejam remunerados.

“Com a iniciativa de fazer o licenciamento musical, o Governo do Paraná dá um exemplo de valorização a todos aqueles que vivem da música. Que este ano festivais e eventos não só no Paraná, mas em todo o país possam ser contemplados com o nosso selo pelo respeito aos direitos autorais”, complementa.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades culturais, esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.