Visitas técnicas e institucionalização do Fórum dos MIS marca segundo dia de evento no MIS-PR

Publicação
28/11/2025 - 18:15

No segundo dia de atividades do III Fórum Brasileiro dos Museus da Imagem e do Som, visitas técnicas marcaram o início de um dia dedicado à troca de experiências e ao fortalecimento dos museus brasileiros, coroado pela reunião sobre a institucionalização do evento. Com isto, o Fórum dá um passo considerado decisivo para ampliar a captação de recursos e a valorização das instituições de imagem, som e audiovisual no país.

Na manhã desta sexta-feira, os participantes do Fórum foram conduzidos por duas visitas técnicas: uma na Cinemateca de Curitiba e outra nos acervos do MIS-PR. Wellington Silva, diretor do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, destaca que “está sendo uma experiência muito bacana conhecer um pouco da estrutura dos museus e também as trocas aqui com os colegas de Curitiba e de todo o Brasil.” 

O diretor, que está presente desde o início do evento, ressalta a programação variada: “No dia de ontem, tivemos uma série de oficinas e palestras que trouxeram muitas informações e hoje podemos fazer visitas técnicas e conhecer um pouco da estrutura de guarda e preservação aqui do MIS.”, afirma ele.

Pela tarde, as oficinas e palestras se dedicaram à área de pesquisa. Entre trocas de experiências e desafios enfrentados pelos espaços museais, os integrantes do Fórum refletiram sobre a preservação de partituras musicais, processos de difusão de documentos sonoros e relações dos museus com a Academia. Para ministrar esses momentos, o MIS-PR recebeu representantes da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Colégio Estadual do Paraná (CEP), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Museu da Comunicação.

A principal atividade do dia foi a reunião sobre o processo de institucionalização do Fórum. Este momento serviu para que os participantes discutam e entendam como será constituído o estatuto que agora transforma o evento em pessoa jurídica. 

Segundo Mirele Camargo, diretora do espaço, esse é um passo de extrema importância para o fortalecimento do MIS brasileiros. “Com um CNPJ próprio, a partir da institucionalização, conseguiremos captar recursos para financiar projetos de formação profissional nas instituições. Isso permite que seus especialistas ofereçam consultoria a outras organizações interessadas em audiovisual, imagem e som. Sendo uma pessoa jurídica que representa várias, a Rede ganha maior poder de negociação com governos. Assim, é possível conquistar mais apoio e valorização para nossas instituições.”, explica ela.

A assembleia de aprovação de institucionalização do Fórum e eleição de chapa acontecerá amanhã (29), às 9h.

 

GALERIA DE IMAGENS