Coordenações

Coordenação de Ação Cultural - CAC

A CAC é uma das unidades da Secretaria de Estado Comunicação Social e da Cultura que tem como missão promover a difusão cultural em todos os níveis. Isso é realizado com ações que apoiem e incentivem as manifestações culturais e artísticas em seus vários gêneros, seja por meio de patrocínio ou promoção de eventos artísticos, ou ainda com convênios e parcerias com os municípios.

 

Coordenação de Incentivo à Cultura - CIC

A CIC é a unidade da Secretaria de Estado Comunicação Social e da Cultura que estimula a realização de programas de incentivo, estabelecidos a partir da utilização de recursos oriundos de renúncia fiscal ou de outras fontes, com o intuito de fomentar a produção cultural. Além disso, a Coordenação é responsável pela elaboração de editais, assessoramento na execução e supervisão de atividades culturais e planejamento de atividades destinadas à formação de produtores e gestores de projetos.

 

Coordenação do Patrimônio Cultural - CPC

A Coordenação de Patrimônio Cultural (CPC) é a unidade da Secretaria de Estado Comunicação Social e da Cultura encarregada dos assuntos relativos à preservação do patrimônio arqueológico, histórico, artístico e natural do Paraná (Lei Estadual nº 1.211/53). As ações referem-se às medidas necessárias ao tombamento, à restauração, à conservação e à divulgação desses bens culturais.

A CPC conta com profissionais de diversas áreas que atuam no âmbito público e privado, coordenando, articulando e apoiando ações voltadas à preservação do Patrimônio Cultural.

Áreas de atuação:

  • Arquivo e Documentação – realiza a coleta, guarda e divulgação do acervo documental sobre os bens tombados e de interesse cultural. Compõem o arquivo: processos de tombamento, fotografias, depoimentos, históricos, documentos de bens e áreas com interesse cultural e documentos gráficos sobre os imóveis tombados. Junto deste acervo há uma biblioteca especializada em assuntos relativos ao Patrimônio Cultural e Natural.
  • Arquitetura – orienta, fiscaliza e desenvolve ações e projetos relativos às áreas históricas urbanas, aos bens edificados e àqueles de interesse de preservação. Além da assessoria técnica a esses bens, são realizados levantamentos arquitetônicos de edifícios com valor cultural, diagnósticos e propostas de restauração. Também é desenvolvido, em conjunto com os municípios, o planejamento das áreas urbanas dos Centros Históricos.
  • História – realiza a pesquisa histórica para a instrução dos processos de tombamento e a assessoria técnica objetivando a orientação em trabalhos que visem a preservação e a divulgação da história local.
  • Patrimônio Natural – Arqueologia – faz o acompanhamento técnico das áreas de Patrimônio Natural, análise de processos e pareceres. Desenvolve pesquisa e instrui tecnicamente processos de tombamento.


Acesse o site da Coordenação do Patrimônio Cultural.

 

Coordenação do Sistema Estadual de Museus - COSEM