Fundo Foto Elite: projeto salvaguarda quase sete décadas de história de Ponta Grossa

Publicação
05/07/2024 - 15:48
Editoria

O projeto “Memórias audiovisuais digitais: digitalização do acervo Foto Elite (1954-2018)” foi contemplado pelos recursos via Edital Audiovisual – Capacitação, Pesquisa, Memória e Difusão da Lei Paulo Gustavo no Paraná, em 2023, e visa o diagnóstico, o registro e a digitalização dos documentos iconográficos do acervo referente à cidade de Ponta Grossa.

O acervo abrange um período de 64 anos de história de Ponta Grossa e é composto por cerca de 200 mil documentos e suportes fotográficos, como negativos em vidro, acetato e filmes, dispositivos (slides) e positivos em papel fotográfico, além de contar com álbuns, cartazes e quadros.

Os registros que constituem o acervo vão desde a tradicional fotografia de estúdio, mas se caracterizam principalmente pela cobertura de festas populares, celebrações e cerimônias, além do fotojornalismo para a imprensa local e também cobertura institucional, realizadas em nome de diferentes instituições como a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

 

O Foto Elite

Fundado em 1954, na cidade de Ponta Grossa, o Foto Elite foi um ateliê fotográfico de propriedade do fotógrafo Germano Aquiles Koch e do sócio João Günter. Em 1958, o ateliê contou com a colaboração do fotógrafo Domingos Silva Souza que, em 1977, tornou-se proprietário único com a aposentadoria de Germano.

A partir da gestão de Domingos, o serviço do Foto Elite acompanhou a popularização da fotografia e disponibilizou um vasto número de registros das mudanças sociais, econômicas e culturais de Ponta Grossa ao longo dos anos.

O Foto Elite funcionou até 2019 e, por sua importância histórica e interesse do Museu Campos Gerais, ligado à UEPG, e também de Domingos, o acervo foi adquirido pela universidade por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (FAUEPG),

 

O projeto

O projeto “Memórias audiovisuais digitais: digitalização do acervo Foto Elite (1954-2018)” tem como objetivo a salvaguarda da memória iconográfica de Ponta Grossa a partir da conservação preventiva e digitalização do acervo do Foto Elite.

Teve início em fevereiro de 2024 e é constituído por uma equipe com dois historiadores e três graduandos em História. Ainda em andamento, as atividades desenvolvidas no projeto estão voltadas ao diagnóstico do acervo, conservação preventiva através de higienização, acondicionamento adequado, registros dos itens e digitalização das fotografias em suporte de papel fotográfico.

O programa conta com o apoio do Museu Campos Gerais e da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O logotipo do projeto foi criado pelo designer gráfico Bruno Rieger.

 

Democratização de acesso

Todas as fotografias digitalizadas ao longo do desenvolvimento do projeto serão disponibilizadas gratuitamente ao público por meio do repositório Memórias Digitais, do Museu Campos Gerais: http://memoriasdigitais.museu.uepg.br/.

Para garantir a democratização do acesso à cultura, as fotografias passarão pelo processo de descrição textual de imagem. As atividades realizadas no projeto podem ser acompanhadas no instagram oficial, que também conta com ferramentas voltadas à acessibilidade: https://www.instagram.com/fundofotoelite/.

 

Este projeto foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, implementada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.

 

GALERIA DE IMAGENS