“Lista de desejos para Superagüi” é apresentado no 13.º Olhar de Cinema de Curitiba

Publicação
27/06/2024 - 09:58
Editoria

O filme paranaense “Lista de Desejos para Superagüi”, vencedor da 27.ª Mostra de Cinema de Tiradentes, se apresentou nos dias 16 e 18 de junho no 13.º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. A sessão foi uma homenagem ao protagonista do filme, Olivares Gomes (Martelo), que faleceu recentemente no dia 24 de maio 2024 em sua casa enquanto dormia, aos 72 anos. A obra audiovisual foi produzida com incentivo do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) e com recursos do Edital de Audiovisual Produção e Roteiro da Lei Paulo Gustavo no Paraná.

O documentário do curitibano Pedro Giongo acompanha o cotidiano de um pescador de 70 anos chamado Martelo e da comunidade que habita na Ilha de Superagui. Martelo é um homem farol, aponta sua luz para a vida na ilha e ilumina os desejos dos moradores como ele. A produção registra com sensibilidade os desafios e as lutas da população caiçara, o trabalho duro e digno e certa memória dos tempos antigos da ilha. 

Nascido em Curitiba, Pedro Giongo é realizador e artista visual. Também atua como montador, recebendo o prêmio de melhor montagem no 52.º Festival de Brasília com o longa “Alice Junior” (2019). Selecionado para o Berlinale Talents 2024. Já dirigiu o curta de ficção “A Canção do Asfalto” (2017) e dirigiu em colaboração as animações stop-motion “Tango” (2016) e “Parque Pesadelo” (2015). “Lista de desejos para Superagüi” (2024), seu primeiro longa, foi escolhido como melhor filme da mostra Aurora na 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal. 

 

GALERIA DE IMAGENS