Mais de 80 produções fizeram parte da 13.ª edição do Olhar de Cinema

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27/06/2024 - 10:04
Editoria

Entre os dias 12 a 20 de junho, Curitiba recebeu a 13.ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Os cinemas da capital paranaense transmitiram mais de 80 longas e curtas-metragens de todo o mundo. A produção foi viabilizada com recursos do Edital de Audiovisual Capacitação, Pesquisa, Memória e Difusão da Lei Paulo Gustavo no Paraná.

O Festival Internacional de Curitiba foi marcado por estreias nacionais e internacionais, obras clássicas restauradas e filmes para as crianças. Foram 10 mostras cinematográficas, cada uma propondo um novo olhar sobre determinado segmento, pauta, idade, diretor ou estilo de produção. Sendo elas: a Competitiva Brasileira, a Competitiva Internacional, a Novos Olhares, a Mirada Paranaense, a Exibições Especiais, a Olhar Retrospectivo, a Olhares Clássicos, a Foco, a Pequenos Olhares e o Filme de abertura e Encerramento.

As exibições ocorreram no Cine Passeio, no Cinemark Mueller, na Ópera de Arame e também no Teatro da Vila, no CIC – Cidade Industrial de Curitiba. Para aqueles que não puderam comparecer, de 18 de junho a 7 de julho os curtas-metragens brasileiros apresentados no festival estarão disponíveis gratuitamente na plataforma de streaming Itaú Cultural Play para todo o Brasil.

 

Premiações

Na noite do dia 19 de junho, ocorreu a cerimônia de premiação do 13.º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Por mais um ano, o evento bateu recorde de público com sessões esgotadas, sendo marcado por estreias mundiais e nacionais, com a exibição de produções de todo o mundo e promovendo a democratização do acesso à sétima arte.

Na Mostra Competitiva Brasileira, o filme “Greice”, do diretor Leonardo Mouramateus, levou o Prêmio Olhar de Melhor Longa-metragem. A produção trata com notável leveza de temas complexos ao redor das identidades e, em especial, das relações sociais e de gênero.“Greice” também ganhou os prêmios de Melhor Roteiro (Leonardo Mouramateus) e Melhor Atuação (Amandyra).

O Prêmio de Melhor Direção foi para “Tijolo por Tijolo”, de Victoria Alvares e Quentin Delaroche. O longa aborda temas relevantes ao Brasil de hoje, como maternidade, empreendedorismo, direitos reprodutivos e moradia, ressaltando o protagonismo coletivo que torna possível erguer as paredes de um lar dia após dia. A produção também levou o Prêmio de Melhor Montagem (Quentin Delaroche).

Ainda entre os longas brasileiros, “Praia Formosa”, de Julia De Simone, foi premiado com Melhor Direção de Arte (Ana Paula Cardoso) e Melhor Direção de Fotografia (Flávio Rebouças). O filme vagueia por encontros entre personagens e paisagens que reforçam, tanto a permanência cruel das raízes coloniais brasileiras, quanto a resiliência e os laços formados pela população afro-brasileira, com atenção especial às mulheres.

O ganhador do prêmio Melhor Som foi “A Mensageira” (Lucas Carvalho, Ana Penna, Vinícius Barreto e David Terra). O longa de Cláudio Marques acompanha a protagonista em uma jornada pelas engrenagens do sistema da justiça, assim como por suas origens. Já os curtas ganhadores da Mostra Competitiva Brasileira foram “Caravana da Coragem”, de Pedro B. Garcia, com o Prêmio Olhar de Melhor Curta-metragem, em que o filme percorre o Distrito Federal, rabiscando as imagens enquanto o áudio ecoa, misturando-se ao ensaio de vida e à movimentação; e “Povo do Coração da Terra”, do Coletivo Guahu’i Guyra, com o Prêmio Especial do Júri. A produção combina cenas de enfrentamento com a própria luta pelo direito ao cotidiano, à reza, ao plantio e à meditação, montando suas imagens como um ritual de reverência aos seus.

Os jurados convidados para avaliar os longas e curtas-metragens da Competitiva Brasileira, assim como o curta internacional, foram o roteirista Bruno Ribeiro, um dos responsáveis pela série “Os Outros”, da Globoplay; o ator, diretor e produtor carioca Johnny Massaro; o programador de festivais e pesquisador Edvinas Puksta, que é membro da Academia de Cinema Europeu; a mestre em cinema Maria Campaña Ramia, que atua como programadora no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã; e Paola Buontempo, programadora do Festival de Cinema de Mar del Plata e graduada em Artes Visuais pela Universidade Nacional de La Plata, História da Arte (FDA - UNLP).

Na Mostra Competitiva Internacional, o Prêmio Olhar de Melhor Longa-metragem foi para “Pepe”, de Nelson Carlos De Los Santos Arias, em que o diretor apresenta, com senso de humor e inventividade apurados, um filme que se reinventa a todo instante entre dispositivos, abordagens, relatos e memórias de África às Américas. “As Noites Ainda Cheiram a Pólvora”, de Inadelso Cossa, levou o Prêmio Especial do Júri. No filme, o cineasta confronta as memórias desbotadas de sua família e de seu país, investigando as fotografias e revirando o passado em busca de ouvir os fantasmas de outros tempos.

Ainda dentro da Competitiva Internacional, o Prêmio Olhar de Melhor Curta-Metragem foi para “Minha Pátria”, animação de Tabarak Abbas, inspirado na história dos pais do diretor para criar um universo distópico durante a guerra de Bagdá. Os jurados dos longas da Competitiva Internacional convidados foram o pesquisador, artista e mestre em roteiro de cinema Fábio Andrade; a historiadora, crítica de cinema e programadora de mostras e festivais, Lorenna Rocha; e a diretora, roteirista e bacharel em cinema e vídeo Nathália Tereza. A equipe do júri desta categoria também elegeu o Prêmio Olhar de Melhor Longa- metragem da Mostra Novos Olhares, que contemplou “Idade da Pedra”, de Renan Rovida, que navega entre a dureza da vida e a beleza dos afetos em uma experiência radical pela metrópole de concreto, lixo e gente.

Na Mostra Mirada Paranaense, que promove produções de cineastas do Paraná, o Prêmio AVEC-PR Ari Cândido Fernandes (Associação de Vídeo e Cinema do Paraná) de Melhor Filme foi para “Quarto Vazio”, da cineasta Julia Vidal, uma produção que gira em torno de um forte trauma enfrentado pela protagonista, que mesmo amparada por pessoas a sua volta, não consegue enfrentar o que a paralisa.

Menção Honrosa para o curta paranaense “BAOBAB”, de Bea Gerolin, que conta a história dos ancestrais da matriarca Cícera, que ensina sobre as raízes para sua neta em um trabalho escolar sobre a árvore genealógica de sua família. As produções contempladas foram escolhidas pelo júri formado por Débora Butruce, curadora, produtora cultural e preservadora audiovisual; Fernando Seliprandy, autor e historiador; e Flavio Rocha, pesquisador de cinema, historiador e documentarista.

Já o Prêmio Abraccine, concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, de Melhor Longa-metragem foi para “Tijolo por Tijolo”, de Victoria Alvares e Quentin Delaroche, e o de Melhor Curta-metragem para “Cavaram uma Cova no Meu Coração”, de Ulisses Arthur. Os jurados da associação convidados para este ano foram o autor e jornalista Marden Machado; a professora, pesquisadora e crítica de cinema Maria Caú; e o jornalista e apresentador Cristiano Castilho.

O público também teve participação fundamental no 13.º Olhar de Cinema, votando para Melhor Longa-metragem no filme “Caminhos Cruzados”, de Levan Akin, um drama poderoso sobre encontros e desencontros; e o Melhor curta-metragem para “Viventes”, de Fabrício Basílio, sobre um jovem desempregado que tem uma entrevista de emprego para fazer.

Confira todos os ganhadores da 13.ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba:

Mostra Competitiva Brasileira | Longas

Prêmio Olhar de Melhor Longa-metragem

“Greice”, direção de Leonardo Mouramateus

Prêmio de Melhor Direção

“Tijolo por tijolo”, Victoria Alvares, Quentin Delaroche

Prêmio de Melhor Roteiro

“Greice”, Leonardo Mouramateus

Prêmio de Melhor Atuação

“Greice”, Amandyra

Prêmio de Melhor Direção de Arte

“Praia Formosa”, Ana Paula Cardoso

Prêmio de Melhor Direção de Fotografia

“Praia Formosa”, Flávio Rebouças

Prêmio de Melhor Som

“A mensageira”, Lucas Carvalho, Ana Penna, Vinicius Barreto, David Terra

Prêmio de Melhor Montagem

“Tijolo por tijolo”, Quentin Delaroche

 

Competitiva Brasileira | Curtas

Prêmio Olhar de Melhor Curta-metragem

“Caravana da Coragem”, direção de Pedro B. Garcia

Prêmio Especial do Júri

“Povo do Coração da Terra”, direção de Coletivo Coletivo Guahu’i Guyra

 

Competitiva Internacional

Prêmio Olhar de Melhor Longa-metragem

“Pepe”, direção de Nelson de los Santos Arias

Prêmio Especial do Júri

“As Noites Ainda Cheiram a Pólvora”, direção de Inadelso Cossa

Prêmio Olhar de Melhor Curta-metragem

“Minha Pátria”, direção de Tabarak Abbas

 

Novos Olhares

Prêmio Olhar de Melhor Longa-metragem

“Idade da Pedra”, direção de Renan Rovida

 

Prêmio do Público

Melhor Longa-metragem

“Caminhos Cruzados”, direção de Levan Akin

Melhor Curta-metragem

“Viventes”, direção de Fabrício Basílio

 

Prêmio da Crítica Abraccine

Melhor Longa-metragem

“Tijolo por Tijolo”, direção de Victoria Alvares e Quentin Delaroche

Melhor Curta-metragem

“Cavaram uma Cova no Meu Coração”, direção de Ulisses Arthur

 

Prêmio AVEC-PR Ari Candido Fernandes

Melhor Filme

“Quarto Vazio”, direção de Julia Vidal

Menção Honrosa

“Baobab”, direção de Bea Gerolin

 

A 13.ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba foi realizada por meio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, com patrocínio do Itaú e Peróxidos Brasil, apoio do Instituto de Oncologia do Paraná, Sanepar, Cimento Itambé, Favretto Mídia Exterior, e apoio cultural de Projeto Paradiso, Cine Passeio, Instituto Curitiba de Arte e Cultura.

Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura – Governo Federal. 

 

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