Agenda cultural tem Orquestra com convidados especiais, folclore e atividade para crianças 05/07/2024 - 10:35

O Teatro Guaíra recebe durante a semana o 62º Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, um dos mais tradicionais do Brasil. O espetáculo tem compromisso com a autenticidade e a essência do folclore, preservando as tradições que ajudaram a moldar a cultura e a identidade paranaenses. A Orquestra Sinfônica do Paraná recebe convidados -  o maestro venezuelano Christian Vásquez e o violinista Angelo Martins - para um concerto também no Guairão. Tem, ainda, A Banda Mais Bonita da Cidade no Guairinha.

Com a chegada de julho e das férias escolares, contação de histórias, atividades e oficinas da Biblioteca Pública do Paraná e do Museu Oscar Niemeyer (MON) propõem um ambiente de interação entre as crianças e suas famílias, como a Hora do Conto e o Ateliê de Criação. O MON também apresenta a nova exposição "Domício Pedroso, a Tessitura Urbana como Poesia", que explora a arte do artista curitibano, discípulo de Guido Viaro. Outra novidade do espaço é a mostra "German Lorca, Mestre da Fotografia", uma retrospectiva da obra do renomado fotógrafo brasileiro.

O Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) se despede de Nicholas Steinmetz com a mostra "Pé de Galinha", resultado de obras produzidas pelo artista durante sua ocupação na Sala Aberta. Já o Museu Paranaense (MUPA) oferece a instalação sonora Bodies And Subwoofers (B.A.S), as oficinas de acrobacia "Arvorando" e a mesa de conversa “Poéticas do corpo, do tempo e da memória”.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Jornal Cândido – A 151ª edição, do mês de junho, do periódico online da Biblioteca Pública do Paraná está disponível, com uma reportagem especial que aborda a leitura de clássicos por jovens do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, o projeto educativo do Museu Casa Guimarães Rosa. A publicação também traz uma pensata da atriz Guta Stresser em homenagem aos 99 anos de Dalton Trevisan, uma entrevista com o jornalista Edney Silvestre e outros conteúdos inéditos.

Exposição fotográfica “35 Anos do Parque Nacional Superagui” – A exposição que comemora o aniversário do Parque Nacional Superagui permanece na BPP até o dia 17 de julho. São registros dos fotógrafos Bruno Santos, Daniel Caron, João Urban, Lineu Filho, Lucas Pontes, Paulo Chaves, Orlando Azevedo e Zig Koch. Elas mostram as paisagens, a fauna e flora da unidade de conservação, além dos aspectos culturais das comunidades tradicionais da região.

Samba do Compositor Paranaense – Rodas de samba na BPP, abertas ao público, todo o primeiro sábado do mês. O próximo encontro será neste sábado (6), às 10h, no Hall Térreo.

Leituras Urbanas – A segunda etapa do projeto Leituras Urbanas traz à Biblioteca uma sequência de oficinas gratuitas sobre literatura, com diferentes escritores, até o mês de outubro. A primeira atividade, com as oficinas de criação poética com Luci Collin, acontece de quarta a sexta-feira, dias 10 a 12, às 13h30, no auditório. O formulário para inscrição permanece aberto até o dia da oficina.

Lançamento do livro “FóSFORO” – Na quinta-feira, dia 11, às 17h, no Hall Térreo da BPP, acontece o lançamento do livro, sessão de autógrafos e bate-papo com a autora Priscila Prado. A obra é composta por 112 poemas curtos de inspirações diversas, como as dinâmicas urbanas e as interações humanas, além de abordar a construção dos próprios poemas e da poética na experiência do viver.

Seção Infantil

Oficina de origami – Evento para crianças com Denise Krukoski, neste sábado, dia 6, às 10h.

Lançamento do livro “Poemas para Brincar nas Quatro Estações” – No sábado, dia 6, às 11h, na Seção Infantil, acontece o lançamento do livro, sessão de autógrafos e bate-papo com a autora Francine Cruz e a ilustradora Débora Bacchi. Composta por 40 haicais (pequenos poemas), a obra reúne num mesmo cenário os encantos da natureza e as alegrias da infância em cada uma das estações do ano.

Hora do conto – Contação de histórias para crianças, realizada pela Seção Infantil, de segunda a sexta-feira, em duas sessões, às 11h e às 15h. A partir de segunda-feira, dia 8, o conto da semana é “A grande fábrica de palavras”, de Agnès de Lestrade.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo – Sessões de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual e auditiva.

"Chá Verde e Arroz" | Classificação: livre | Curta-metragem

"Nós somos um poema" | Classificação: livre | Curta-metragem

"Os olhos não tem cerca" | Classificação: livre | Curta-metragem

O agendamento do Cine Inclusivo é feito pelo telefone (41) 3221-4985.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Ozualdo Candeias – Na quinta (11), das 17h30 às 19h30, o museu recebe o lançamento do livro "O cinema disruptivo de Ozualdo Candeias: Morte, desengano e marginalidade", da pesquisadora em cinema e audiovisual Sissi Valente, que abre uma palestra sobre seus estudos das 18h até 19h. A obra, da coleção Escrever o Cinema, analisa as narrativas e estilos dos filmes A margem (1967) e Aopção ou as rosas da estrada (1981), conectando-os à realidade social brasileira das duas décadas.

"Cartas para o futuro" – O acervo do museu ganhou vida com a exposição individual "Cartas para o futuro", da artista visual Bruna Alcantara, com curadoria de Michele Micheletto. Utilizando fotos antigas digitalizadas do museu, Bruna transformou imagens históricas em obras coloridas que denunciam violências e coerções contra mulheres e promovem o empoderamento feminino. O colorido das linhas, tintas e papéis contrasta com o preto e branco das relíquias fotográficas, trazendo uma nova perspectiva às imagens do passado.

Tons Vizinhos – Devido ao recesso acadêmico da Unespar, a agenda do Tons Vizinhos – Quartas musicais é interrompida nas quartas de 10 e 17 de julho. A programação musical retorna ao museu no dia 24 de julho.

Museu de Arte Contemporânea (MAC-PR)

"Pé de Galinha" – Na terça (9), às 19h, o convidado Nicholas Steinmetz se despede da Sala Aberta com a exposição “Pé de Galinha”, que apresenta o resultado das obras produzidas pelo artista durante seu período de ocupação no museu. Acesso gratuito pela rampa caracol do Museu Oscar Niemeyer (MON), onde atualmente está localizado o MAC Paraná. Acompanhando o dinamismo da Sala, “Pé de Galinha” fica disponível para visitação apenas na quarta-feira (10), dia de entrada gratuita no MON.

Festival de Audiovisualidades – Até domingo (7), no Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer, acontece a primeira edição do Festival de Audiovisualidades, evento dedicado à produção audiovisual apresentado pela Associação de Amigos do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (AAMAC). A programação diversificada inclui a exibição de obras do acervo audiovisual do MAC Paraná, mostras competitivas, mostra universitária e outras interlocuções. Entrada livre e gratuita. Confira a programação diária completa.

Museu Paranaense (MUPA)

Instalação sonora – Fica em cartaz até domingo (7) o site-specific Bodies and Subwoofers (B.A.S.), da artista Stefanie Egedy. Com base no conceito de "experiência vibracional", a instalação sonora é ativada uma vez a cada hora, das 11h às 17h, com duração de dez minutos, exceto no sábado (6), com a última ativação do dia às 15h.

Sessão de Relaxamento Sub-Grave – Como desdobramento da instalação Bodies And Subwoofers (B.A.S.), no sábado (6) no sábado, 6, às 16h, Stefanie Egedy ativa a instalação com uma performance sonora de baixa frequência que investiga os possíveis efeitos relaxantes das ondas sonoras produzidas por subwoofers no corpo e no sistema nervoso. Participação livre.

Acrobacia – A oficina “Arvorando” é uma proposição afro-orientada de estudos do corpo e do movimento que tem como objetivo o cultivo de consciência, expressão corporal e enraizamento da presença, seja na cena ou no mundo. As práticas envolvem vivências coreográficas, rítmicas e jogos de improvisação elaborados a partir de princípios presentes em distintas danças da diáspora africana no Brasil. Todas as terças-feiras de julho, dias 9, 16, 23 e 30, sempre às 19h. Não é necessário fazer inscrição prévia. Os interessados devem retirar os ingressos para a oficina na entrada do museu, distribuídos uma hora antes do evento a cada semana.

Poéticas do corpo – Na quarta-feira (10), às 19h, o museu recebe a poeta, ensaísta, dramaturga e professora Leda Maria Martins e a jornalista e escritora, Rosane Borges para a mesa de conversa “Poéticas do corpo, do tempo e da memória”.

A conversa acontece por meio de questionamentos do tempo ocidental através do tempo espiralar, com práticas orais e cosmovisões ancestrais, a partir da obra literária "Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela", de Martins. Entrada livre e gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Nova exposição – “Domício Pedroso, a Tessitura Urbana como Poesia” é a nova mostra do museu, que será inaugurada na quinta (11), às 19h, na Sala 7. Com curadoria de Fernando Bini e Maria José Justino, a exposição reúne cerca de 85 obras, divididas em quatro núcleos: “Paris e Viagens, as Marinhas”, “Autorretratos e Retratos”, “Casarios e Favelas” e “Nova Figuração: Caminhos para a Abstração”.

Mestre da Fotografia – Já está em cartaz a mostra “German Lorca, Mestre da Fotografia”, com curadoria de Adriana Rede e José Henrique Lorca, filho do fotógrafo. Dividida em núcleos, a exposição faz uma retrospectiva da obra de Lorca, incluindo desde seus primeiros trabalhos como fotógrafo amador, em 1947, com cerca de 160 fotografias, além de câmeras e outros objetos pessoais.

Ateliê de Criação – Na quarta (10), das 11h às 15h30, o público acima de 3 anos poderá participar do Ateliê de Criação em movimento, que propõe aos participantes conhecer esse elemento em diversas linguagens artísticas e ideias que explorem ao máximo a criatividade. Para participar, basta retirar o ingresso da quarta-feira gratuita na bilheteria do MON e ir até o Espaço de Oficinas. Os ateliês estarão sujeitos à lotação de espaço e a entrada dos participantes será por ordem de chegada.

Oficina – Na sexta (12), a oficina “Investigo com meus pés na terra” convida crianças de 6 a 10 anos, acompanhadas pelos responsáveis, a tirar os sapatos e explorar as áreas externas do museu, onde vão coletar elementos que farão parte de uma nova composição.

A ação acontece em duas sessões, às 10h30 e às 14h30. Ingressos já estão disponíveis AQUI. Ao adquirir as entradas, garanta a do participante e a do adulto acompanhante..

Centro Cultural Teatro Guaíra

Guairão

Festival Folclórico e de Etnias do Paraná – Com o tema “Viva o Folclore”, um dos mais tradicionais e longevos festivais folclóricos do Brasil apresenta a sua 62ª edição no Teatro Guaíra até o dia 13 de julho. O festival conta com 15 grupos distribuídos em 12 noites. Os ingressos podem ser adquiridos  AQUI

Orquestra Sinfônica do Paraná – A Orquestra Sinfônica do Paraná recebe o maestro venezuelano Christian Vásquez para conduzir um programa que reúne obras de Vaughan Williams e de Dmitri Shostakovich, com solo do violinista Ângelo Martins. O encontro será no dia 7 de julho (domingo), às 10h30, no Guairão. Os ingressos estão à venda pelo DeuBalada.com, com valores acessíveis de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).

Guairinha

Rogério Koury – Em seu mais recente espetáculo, Rogério Koury revela sua interpretação singular e apaixonante de sucessos dos anos 70, 80 e 90 ao piano solo, com arranjos próprios. O espetáculo "The classic pop piano” acontece nesta sexta-feira (5), às 20h, no auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Ingressos pelo site DeuBalada.com e na bilheteria do teatro.

A Banda Mais Bonita da Cidade – No dia 6 de julho, às 20h, o auditório Salvador de Ferrante recebe A Banda Mais Bonita da Cidade com o show do novo disco "O Futuro Já Está Acontecendo". Além de apresentar as músicas do novo álbum, clássicos como: "Se eu Corro", "Uma Atriz", "A Balada da Contramão" e o maior sucesso da banda “Oração”, também estão no repertório do show. Os ingressos estão à venda pelo Ticket Fácil, com valor único de R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia-entrada).

"Crescendo" – Nos dia 7 de julho, cerca de 30 pessoas, entre profissionais e novatos no mundo musical, apresentam o concerto “Crescendo”, realizado pelo coral Canta Junto. Os ingressos estão disponíveis pelo Disk Ingressos. A inteira é R$ 35, e a meia-entrada R$ 17,50

Miniauditório 

"BULL" – Quatro atores, emprestam a voz e o corpo para os personagens de BULL, do dramaturgo inglês Mike Bartlett. Com tradução de Luci Collin, o texto aborda as relações humanas dentro do ambiente de trabalho, mostrando até que ponto o ser humano é capaz de chegar para manter-se em uma posição “privilegiada”. O espetáculo tem temporada no auditório Glauco Flores de Sá Brito, o Miniauditório, entre os dias 04 a 14 de julho; de quartas a sábados às 19h, e domingos às 18h. Os ingressos custam R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia-entrada). A bilheteria abrirá uma hora antes de cada apresentação e os ingressos serão vendidos somente no local.

Teatro José Maria Santos

10º Festival Projeto Broadway – Em sua décima edição, o Festival de Teatro Musical do Projeto Broadway oferece ao público peças do gênero musical em produção local, produzidas pelo Projeto Broadway, no Teatro José Maria Santos. São dois espetáculos, apresentados no final de semana dos dias 5 a 7 de julho: "Bombshell - Todas as Mulheres têm um pouco de Marilyn" e "Isso não é um bar de Karaokê". Os ingressos estão à venda pelo DeuBalada.com com o valor de R$ 62 (inteira) e R$ 31 (meia-entrada).

Cinema na Praça

Com exibições ao ar livre, o projeto Cinema na Praça leva o entretenimento e a experiência do cinema para espectadores de municípios do interior do Paraná que não possuem salas de exibição.

Os municípios abaixo exibirão os filmes “Brichos 2" na primeira sessão, às 18h30, e “Minha mãe é uma peça 3" na sessão das 20h.

Jesuítas – Quarta (10). Local: Ao lado da Casa de Cultura

Iracema do Oeste – Quinta (11). Local: Praça Central

Tupãssi – Sexta (12). Local: Praça da Independência

Endereços

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sala Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS