Arte para Maiores: MON realiza videoconferência com o artista Delson Uchôa 02/05/2023 - 16:49

A edição de maio do tradicional programa Arte para Maiores, realizado pelo Museu Oscar Niemeyer, terá como tema a exposição “Pintura Vingada”, do artista contemporâneo Delson Uchôa. Além de visita mediada e oficina artística com a equipe do Educativo do MON, haverá uma videoconferência com o próprio artista, disponível mediante inscrição prévia. A atividade é gratuita.

Os encontros presenciais, com visitas e oficinas, serão nos dias 9 e 16/5, das 14h às 17h. A videoconferência acontecerá no dia 23/5, das 14h às 15h30.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online. As vagas são limitadas e não é necessário possuir conhecimento prévio em artes visuais. A participação é gratuita para pessoas com mais de 60 anos e outros grupos isentos de pagamento de ingresso no MON (confira aqui). Para os outros públicos, o ingresso do Museu deve ser pago para se ter acesso à atividade.

O Arte para Maiores tem a missão de reaproximar o público com mais de 60 anos do Museu Oscar Niemeyer. Em 2019, o programa conquistou um importante reconhecimento nacional na área de educação em museus – o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

EM CARTAZ – A exposição “Pintura Vingada” está em cartaz na Sala 1 do MON. Com curadoria de Moacir dos Anjos e curadoria-adjunta de Steve Coimbra, a mostra reúne 26 obras que transitam por todo o processo criativo de Delson Uchôa. 

Seu trabalho reúne pinturas e objetos de arte com escalas elevadas e variados suportes, como tecido, couro, resina, borracha e lona. A exposição ainda inclui fotografias de autoria do artista.

CONVIDADO – O artista alagoano Delson Uchôa formou-se em Medicina, em 1981. Paralelamente, iniciou seus estudos em artes na Fundação Pierre Chalita, antes de partir em uma viagem de estudos para a França, onde conheceu os mestres da pintura. De volta ao Brasil, participou da mostra "Como vai você? Geração 80", organizada por Marcus de Lontra Costa e Paulo Roberto Leal, na Escola de Artes Visuais do Parque Laje. Passou a fazer parte dos artistas da Galeria Saramenha e realizou duas importantes individuais: em 1985 e 1988.

Participou do Workshop 93, patrocinado pela Academia Teuto-Brasileira de Verão – Deutsch-Brasilianische Kulturelle Vereinigung (DBKV)/Instituto Goethe/Fundação Pierre Chalita – em Maceió, e foi agraciado com uma bolsa de estudos e com a oportunidade de realizar uma exposição na galeria berlinense Springer.

De volta ao Brasil, realizou uma grande exposição individual e participou da XXIV Bienal de São Paulo, sob curadoria de Paulo Herkenhoff. Em 2001, a TV Senac realizou um documentário sobre sua obra, exibido na série “Arte Brasileira” em circuito nacional.

Em 2002, integrou o programa de residência artística em Faxinal das Artes, no Paraná. Nos anos seguintes, participou de diversas exposições, como por exemplo, na Galeria Tomie Otake e no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam). 

Suas obras estão em importantes acervos nacionais. Entre eles, o do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro (MNBA), do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), do Mamam (Recife) e da Infraero, que adquiriu um painel do artista para o novo Aeroporto Internacional de Maceió.

MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina. 

Serviço:

Encontro Arte para Maiores na exposição “Invisível e Indizível” e videoconferência com o artista Delson Uchôa.

Encontros:

Terça-feira, 9 de maio - das 14h às 17h

Terça-feira, 16 de maio - das 14h às 17h

Videoconferência:

Terça-feira, 23 de maio - das 14h às 15h30

Link para inscrição: bit.ly/APMmaio2023

GALERIA DE IMAGENS