Biblioteca Pública comemora 167 anos com novas temporadas do Ler Junto e Oficina de Poesia 04/03/2024 - 10:35

A Biblioteca Pública do Paraná completa na próxima quinta-feira (7) 167 anos e, em comemoração, estreia a nova temporada do projeto Ler Junto, com o professor de Literatura Guilherme Shibata, e da Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia.

Os encontros com Shibata são marcados pela leitura guiada e discussão com o público de contos e acontecem todas as segundas-feiras no Auditório, agora com novo horário: às 18h30. Nesta segunda-feira (4) será lido o conto “Feliz Aniversário”, de Clarice Lispector. 

A Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza, é realizada todas as quintas-feiras, das 18h às 19h45. O primeiro encontro de 2024 será dia 7 (quinta-feira). Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual – há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição, no espaço Coworking da Biblioteca. 

Além da programação literária, a BPP abre espaço para uma oficina de acessibilidade no sistema Android e IOS para pessoas com deficiência visual, também no dia 7, das 13h às 17h. A atividade é uma iniciativa da Secretaria estadual do Desenvolvimento Social e Família, por meio do Conselho Estadual do Direito da Pessoa com Deficiência. Todas as atividades oferecidas pela Biblioteca Pública são abertas ao público e com entrada gratuita. 

O diretor da Biblioteca Pública do Paraná, Luiz Felipe Leprevost, destaca o trabalho desenvolvido pela instituição. “São 167 anos de portas abertas, contribuindo de forma democrática com a formação de leitores e leitoras, com a construção da cultura do Estado e do País”, disse.

“Sendo uma das principais bibliotecas do Brasil, os nossos projetos só fazem confirmar a excelência dos seus serviços e a vocação que a instituição tem como local de encontro comunitário, com acessibilidade, diversidade e diálogo intercultural. Parabéns a todos os colaboradores e colaboradoras da BPP e, em especial, ao público que nos prestigia”, afirmou Leprevost.


HISTÓRIA – A Biblioteca foi fundada em 7 de março de 1857. Carrega o histórico de ter funcionado em 11 sedes antes de se estabelecer na Rua Cândido Lopes, em 19 de dezembro de 1954, prédio tombado pelo Patrimônio Cultural em 2003. Como centro cultural, recebe mais de 2 mil pessoas por dia em suas instalações. Entre os espaços oferecidos, estão a Gibiteca, salas para coworking, de exposições, eventos sobre literatura e cultura em geral e, principalmente, para leitura de livros, jornais, revistas e outros periódicos.

 

Serviço:

LER JUNTO

Com Guilherme Shibata

Data: todas as segundas-feiras, a partir de 4 de março

Horário: 18h30 às 20h

Local: Auditório

Capacidade: 132 pessoas

Emissão de certificado para os participantes

 

OFICINA PERMANENTE DE POESIA

Com Lilia Souza

Data: todas as quintas-feiras, a partir de 7 de março

Horário: 18h às 19h45

Local: Coworking 

 

OFICINA DE ACESSIBILIDADE NO SISTEMA ANDROID E IOS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Data: 7 de março (quinta-feira)

Horário: 13h às 17h

Local: Auditório

Capacidade: 132 pessoas

Emissão de certificado para os participantes

 

Biblioteca Pública do Paraná - Rua Cândido Lopes, 133 – Centro - Curitiba

GALERIA DE IMAGENS