Em reunião extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira (10/06), o Conselho Estadual de Cultura (CONSEC) discutiu a possível aplicação dos recursos proveniente da chamada Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc – Projeto de Lei 1.075/2020, aprovada por unanimidade pelo Senado e que agora aguarda sanção presidencial. O valor, que totaliza cerca de R$ 80 milhões para o Paraná, é especialmente voltado aos trabalhadores do setor cultural e será distribuído entre o Governo de Estado e os 399 municípios paranaenses.
A superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, presidiu a reunião e iniciou com uma breve apresentação da Lei Aldir Blanc e as propostas de aplicação dos recursos, previsto na Lei. Foram criados grupos de trabalho para discutir os temas e sugestões para as diferentes áreas culturais. O CONSEC deve se reunir de forma extraordinária mais algumas vezes nas próximas semanas para definir, em conjunto com o Superintendência, os critérios e estratégias operacionais para aplicação dos recursos, assim que a lei seja sancionada.
Outro tópico abordado foi a pesquisa “Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil”, lançada no início da tarde de hoje e que faz parte de um esforço coletivo nacional de pesquisadores, sociedade civil, instituições públicas e privadas para identificar os efeitos da pandemia nas cadeias de produção e distribuição dos setores culturais e criativos. O resultado dessa pesquisa deve orientar a formulação de políticas para enfrentamento da crise no setor cultural. A pesquisa está disponível no portal http://iccscovid19.com.br.