CProfice abre inscrições para biênio 2023-2025 18/10/2023 - 17:26

A Comissão do Programa de Fomento e Incentivo à Cultura – CProfice abre nesta quinta-feira (19/10) as inscrições para representantes de entidades de cultura (como eleitores) e dirigentes municipais de cultura (como eleitores e candidatos). As inscrições podem ser feitas no sistema SIC.cultura e prosseguem até 09 de novembro.

Implantada pela Lei 17.043/11, a CProfice é um órgão colegiado integrante da estrutura organizacional básica da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), responsável pela elaboração dos editais do Profice, pela homologação do resultado final dos editais, pelo julgamento em segunda instância dos recursos interpostos ao resultado dos editais e pela análise e julgamento dos pedidos de alteração de projetos encaminhados pelos proponentes contemplados.

A comissão é composta paritariamente por 21 (vinte e um) membros, sendo 10 (dez) representantes da sociedade civil, 10 (dez) do poder público indicados pela secretária e 1 (um) representante dos dirigentes municipais de cultura do Paraná eleito entre seus pares. A cada dois anos ocorrem eleições para a composição da CProfice.

“A CProfice é um importante instrumento para as políticas públicas de cultura, pois valida o processo de elaboração e gestão do Profice com a participação das entidades e dos representantes dos municípios. Dessa forma, é possível conduzir os processos respeitando os variados pontos de vista e interesses da sociedade civil, que se beneficia dos recursos”, afirma Wanessa Cardoso Hoinacki, coordenadora de Fomento e Incentivo à Cultura da SEEC.