Com Lei Paulo Gustavo, Fiep lança cursos com mais de 3 mil vagas de formação para o audiovisual 26/03/2024 - 09:13

Com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura e com recursos da Lei Paulo Gustavo no Paraná, o Sistema Fiep lançou cursos gratuitos para formação de profissionais para o setor de audiovisual. As inscrições estão abertas para cursos gratuitos de cinema, televisão e mídias digitais. A iniciativa envolve o Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Ao todo, estão sendo ofertadas 3.015 vagas, sendo 2 mil vagas para todo o estado.

As outras 1.015 vagas restantes estão organizadas entre os cursos rápidos de Animação; Assistente de Câmera e Vídeo; Assistência de Direção; Captação de Som; Direção de Fotografia (aplicações práticas); Inclusão Digital para o Mundo de Trabalho; Produção de Figurino; Produção Executiva; e Roteiro e Quadro de Produção, distribuídos entre os municípios de Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Dois Vizinhos, Guaratuba, Londrina, Paranaguá, Pato Branco, Pinhais, Realeza, São Miguel do Iguaçu e Telêmaco Borba. 

Todos os cursos têm emissão de certificados e serão ministrados por professores, mestres e doutores com formação e experiência na área.

Para a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, projetos como o do Sistema Fiep são um exemplo de como os editais estaduais da Lei Paulo Gustavo atingem uma grande capilaridade por todo o Paraná. “Nosso trabalho é fomentar a cultura por todo o Estado e em todas as suas etapas, desde a formação de profissionais qualificados e especializados, até a produção e apresentação de produtos finais”, diz. “Os recursos do edital destinados ao projeto da Fiep é um perfeito exemplo dessa união entre descentralização da cultura e o fortalecimento da cadeia produtiva”.

"Este é um projeto que se destina a pessoas que desejam se capacitar e se desenvolver na área do audiovisual. Por meio desta iniciativa, estamos disponibilizando aos jovens uma formação profissional para que conheçam o setor, que trabalha com produções de cinema, filmes, documentário e animações, além de produções para mídias interativas e redes sociais", diz Jacielle Feltrin Vila Verde Ribeiro, gerente de Educação e Negócio no Sistema Fiep.  

MATRÍCULAS – Voltado para alunos de escolas públicas, filhos e trabalhadores de indústria e comunidade em geral, incluindo o público 60+, existem opções de cursos tanto no formato presencial quanto de educação a distância (EaD). Para efetivar a matrícula é necessário que os interessados residam no munícipio com a oferta de interesse.

O projeto prevê, ainda, curso especial de inclusão digital, abrangendo pacote office e uso da internet, também voltado para o público 60+, jovens a partir de 16 anos com ensino fundamental incompleto e pessoas assistidas assistencialmente.

A iniciativa segue até de novembro de 2024. Todas as informações a respeito de cada um dos cursos, calendário de inscrição dos municípios parceiros, assim como critérios e passo a passo para matrícula, estão disponíveis nesta página.

Para mais informações sobre a Lei Paulo Gustavo no Paraná, acesse AQUI.

GALERIA DE IMAGENS