Com apoio institucional da SEEC, Festival Caiçara tem início neste sábado (16) 15/09/2023 - 16:31

De 16 a 24 de setembro, Curitiba recebe o 1º Festival Popular Leva Caiçara, evento gratuito que traz a cultura caiçara em aoficinas, apresentações de grupos tradicionais, além de mesas redondas, exibição de documentários, exposição, roda de viola, baile e demais atrações.

A ideia do projeto, coordenado pela produtora Jéssica Quadros, da Cantarim Cultural, com curadoria do Coletivo Ubá de Fandango Caiçara, é dar visibilidade para essa cultura popular e tradicional. O encontro de músicos e tocadores das novas gerações com os Mestres Tradicionais é fundamental para sua sobrevivência. E esta é a primeira edição do Festival, mas não o primeiro movimento da cultura caiçara em Curitiba, esclarece a produtora. “Muitas pessoas fomentam a cultura caiçara aqui, estamos inclusive produzindo um catálogo de pesquisas sobre o tema”, completa.

A curadoria do Festival, por exemplo, é de um dos expoentes desse movimento. O coletivo Ubá se organizou em Curitiba e participa ativamente do circuito de festas. “São pessoas que atuam neste trânsito entre o território caiçara, no litoral paranaense, e a capital. Existe entre eles uma forte ligação familiar, profissional e em torno da pesquisa das manifestações tradicionais. É um grupo que tem Caiçaras, Fandangueiros, Arte Educadoras, pesquisadores, produtores, todo mundo dedicado a criar ações de incentivo às práticas e de estudos, intercâmbios e registros”, pontua Jéssica.

A curadoria, acrescenta ela, tem a intenção de tirar o foco exclusivo da questão da musicalidade do fandango para mostrar que a cultura caiçara é maior. Ela engloba uma série de saberes de práticas, de lutas, de processos históricos que também precisam ser falados.

Parar estimular o compartilhamento, o diálogo e o conhecimento mais amplo sobre a cultura Caiçara, ao longo de 9 dias a programação vai reunir pessoas de diferentes lugares do Brasil que são referência desta rica e diversificada cultura, mestres que mantém a cultura viva. “Eles são patrimônios vivos”, finaliza Jéssica, lembrando que o Festival Leva Caiçara vai se espalhar pela cidade.Entre os ilustres convidados estão grupos como Família Pereira (Ariri/SP), Família Neves (Marujá/SP), Fandango dos Santos (ilha de Superagui/PR), Os Caiçaras (Paraty/RJ) Mestre Zeca – Viola Afinada (Paranaguá/PR), Grupo de Fandango Caiçara da Ilha do Mel (Paranaguá/PR).

Além do apoio institucional da Secretaria da Cultura do Paraná, SESC PR, Sanepar e UFPR, o festival é um projeto incentivado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba, tem patrocínio da Celepar, IOP e Servopa, e parceria com o Coletivo Ubá, Associação Cultural Canutilho Temperado, Fandango Caiçara da Ilha do Mel, Grupo Mestre Zeca – Viola Afinada, Atelier Rabeca São Paulo, Cano Produções, Pinguim Produções com Produção Executiva da Cantarim Cultural.

Todas as atrações são gratuitas, parte dela acontecerá em espaços públicos, e as inscrições para as oficinas podem ser feitas em formulários disponíveis nas redes sociais do Festival. Já para o Baile Caiçara, será preciso retirar o ingresso uma hora antes do início.

1º Festival Popular Leva Caiçara
De 16 a 24 de setembro de 2023